2017/04/12

Suporte do Windows Vista chega ao fim


Mais de uma década após o seu lançamento, é tempo da Microsoft dizer o adeus definitivo ao Windows Vista, um Windows que deixará poucas (ou nenhumas) saudades.

O Windows Vista (Longhorn) pretendia ser uma reinvenção do Windows e incluir coisas ambiciosas como o novo sistema de ficheiros WinFS, mas a ambição terá sido demasiada e o desenvolvimento deste Windows depressa começou a sofrer derrapagens atrás de derrapagens, obrigando a MS a cortar muitas das suas pretensões e tentar desenrascar um Windows estável que simplesmente funcionasse.

O Vista estreava também o novo interface Windows Aero, com transparências e efeitos, mas que na altura se viria de revelar demasiado "pesado" para os netbooks que começavam a ganhar popularidade - e que preferiam continuar a manter-se no Windows XP. A necessidade de novos drivers também complicou a vida a quem pretendia usar algum hardware mais antigo no Vista... e a par do seu lançamento apressados, foi um Windows que viria a continuar a tradição do "Windows bom - Windows mau" relembrando o Windows Me do passado...

Mas nem tudo foi assim tão mau... o Windows Vista acabou por ter enorme peso naquilo que o Windows 7 viria a ser, e de certa forma o Windows 7 era aquilo que o Vista deveria ter sido, se as coisas tivessem corrido bem. Mais saudades deixará certamente o fim do suporte prolongado do Windows 7, que chegará a 14 de Janeiro de 2020.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)