2017/04/21

Tribunal Holandês considera ilegais legendagens feitas por fãs


As entidades anti-pirataria consideram que as legendas criadas e disponibilizadas pelos fãs também são ilegais, e agora têm uma decisão de um tribunal Holandês que lhes dá razão.

O caso foi para os tribunais depois de um grupo de fãs que se dedica a criar estas legendas ter angariado fundos para combater as pretensões do BREIN, mas infelizmente esta batalha foi perdida, com o tribunal a decidir a favor do BREIN e a considerar que são ilegais as legendas criadas sem autorização dos detentores dos direitos de autores dos filmes ou séries.

É uma decisão bastante infeliz e que, na prática, só vem prejudicar aqueles que dariam uso legal a estas legendas (por exemplo, para melhor compreenderem filmes e séries importados que compraram) - pois no caso de quem as utilizar com conteúdos pirateados, continuará a fazê-lo sem qualquer problema, como tem acontecido até ao momento.

O mais preocupante neste "disparar em todas as direcções" de grupos como o BREIN (e que por cá também já nos deram direito à censura de sites sem que sequer seja necessária uma decisão dos tribunais) é que por este andar, qualquer dia se lembram de que a culpa da pirataria são os programas que permitem ver vídeos, e ainda se lembram de querer proibir programas como o VLC e exigir que só se possam utilizar programas que só reproduzam conteúdos com DRM que sejam validados antes de cada reprodução.

... Mas talvez seja melhor não lhes dar ideias mais idiotas das que eles já têm...

2 comentários:

  1. De facto às vezes para arranjar legendas é preciso ser poliglota. Em vez de se proteger a lingua nacional não - é isto ;-)

    P.S. Pago o Netflix. Querem mesmo que faça uma assinatura da HBO para ver a Guerra dos Tronos? Não dá, não há massa para tudo. Entendam-se os dois e façam uma assinatura conjunta, que não aumente muito o preço, que eu alinho.
    Ou esperam que eu só veja a nova série quando sair em DVD daqui a um ano?
    Por isso, Marco da Casa Bitaites, os meus agradecimentos antecipados pelas legendas em PT de qualidade, à custa de horas de sono :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No Nplay tens as séries da HBO e filmes e séries variados também

      Eliminar