2017/04/22

Sonda Cassini mergulha em Saturno em Setembro


A sonda Cassini é mais um dos grandes exemplos da aventura espacial humana, mas o seu fim aproxima-se, e a 15 de Setembro a sonda fará a sua viagem final, desintegrando-se num mergulho em Saturno.

A sonda Cassini tem explorado Saturno e os seus muitos satélites desde 2004, e muitos foram os dados recolhidos que nos permitiriam ficar com preciosa informação adicional sobre o nosso sistema solar. Mas, até as sondas espaciais ficam sem combustível e, a 1.4 mil milhões de quilómetros do posto de abastecimento mais próximo, as opções disponíveis são reduzidas. Daí que a NASA esteja a preparar um "grande final" para a Cassini, que ultimamente irá fazê-la mergulhar em Saturno.

Poderá parecer cruel a NASA destruir a Cassini depois de todo o trabalho realizado ao longo de mais de uma década, mas o problema é que sem combustível a bordo a NASA perderá a capacidade de a controlar, existindo o risco da mesma poder colidir e contaminar algumas das luas mais interessantes no sistema solar, como Enceladus e Titan - luas onde se espera poder vir a encontrar vida. A última coisa que se queria era que a vida que por lá se encontrasse fosse a de microorganismos terrestres que para lá viajaram a bordo da Cassini.

Mas até 15 de Setembro a Cassini ainda tem muito por fazer, e mesmo no seu mergulho final continuará a transmitir informação enquanto for possível, e que muito agradará aos pequenos terrestres que habitam este pequenino ponto azul que rodopia no espaço.


Actualização (15/09): e assim foi, Cassini mergulhou em Saturno.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)