2017/04/14

Workflow não deverá receber novas funcionalidades após aquisição da Apple


A compra do Workflow pela Apple deixou a popular app com um futuro incerto, e agora parecem confirmar-se os receios de que esta aquisição veio por um ponto final na app de automação.

O Workflow pode ser considerado um "tasker" para iOS mas com design bastante superior, permitindo que os utilizador criem scripts capazes de fazer praticamente tudo o que puderem imaginar. Não é o tipo de app que seja imensamente popular entre o público em geral, mas é daquelas que é indispensável para utilizadores mais avançados.

Com a aquisição por parte da Apple, surgiam dois cenários: a Apple poderia encerrar a app; ou poderia dar-lhe acesso e recursos para aumentar ainda mais as suas potencialidades, com maiores integrações com o sistema. O facto da Apple ter mantido a app na App Store e a ter tornado gratuita fazia antever que a decisão fosse a de a melhorar... mas afinal agora vem-se a descobrir que a o Workflow não terá mais actualizações, a não ser eventuais correcções de bugs.

É o risco inerente a qualquer app que é comprada por qualquer um dos gigantes tecnológicos... mas ainda nos resta a esperança de que as funcionalidades que temos no Workflow possam eventualmente vir a ser integradas de raiz num futuro iOS, e ser esse o motivo pelo qual a Apple não quer investir na app em separado.

5 comentários:

  1. A fonte admite três cenários:
    - A que referes - integração no iOS, em junho (conferência de developers da Apple)
    - A Apple criar a sua própria versão
    - Precisava do talento dos developers da app, mas não da app e por isso acaba.

    ResponderEliminar
  2. Vai ser englobada no iOS 11, assim pode aceder a APIs privadas, e as apps da AppStore podem usar as APIs para permitir o acesso a funcionalidades próprias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, eu só espero que a Apple, de uma forma ou de outra, faça com os utilizadores tirem proveito da Workflow.

      "Google graveyard" (cemitério) basta um. Detesto quando um dose "grandes grandes" engole um dos "pequenos com grande potencial" e o faz desaparecer pura e simplesmente e nunca se vez mais nada do seu projeto.

      E preferia que o Workflow viesse a ser multiplataforma. Os grandes que compitam pelo hardware e o SO e deixem as apps ser multiplaforma (a Workflow não era mas pode vir a ser).

      Eliminar
    2. Pois, mas Google e Apple não podiam ser mais diferentes, e a Apple não tem histórico da Google.

      Workflow multiplataforma? Como se é para ser integrado no OS?

      A Google que faça a sua versão, ou compre uma já feita...

      Eliminar
    3. Bem, em android as apps de referência são o Tasker e o Automate, suponho que haja outras. Mas estas não são da Google. O Tasker foi sempre uma referência desde que existe, e na altura falava-se que não existia semelhante para IOS (não posso confirmar pq nunca usei IOS, nem quero usar).

      Eliminar