2017/05/23

AlphaGo derrota melhor jogador mundial de Go


Depois de ter vencido um dos grandes mestres de Go há cerca de um ano, uma versão melhorada do AlphaGo arranca novamente na liderança da inteligência artificial da Google começa novamente em posição de vantagem num novo desafio contra o melhor jogador mundial de Go.

A anterior vitória esmagadora sobre Lee Sedol (4-1) já tinha sido suficiente para demonstrar a capacidade deste sistema de inteligência artificial num jogo que seria seria impossível de vencer usando técnicas convencionais de programação. Mas neste novo desafio, contra Ke Jie, a luta continua renhida, com o Alpha Go a ter vencido a primeira prova por apenas por meio-ponto.

Uma vantagem diminuta que o responsável da Google explicou como sendo derivada da programação que foi dada ao AlphaGo, e que lhe instruía para que maximizasse as suas hipóteses de vitória. Essas instruções poderiam ter sido facilmente alteradas de modo a que o AlphaGo desse prioridade a vencer pela máxima diferença de pontos. Também de referir que esta nova versão do AlphaGo é mais potente que a anterior, mas requer dez vezes menos poder de processamento que a versão que derrotou Lee Sedol o ano passado.

Mas nada está perdido, Ke Jie terá oportunidade de desforra já esta quinta-feira, e o jogo final será realizado no sábado. Enquanto isso, o AlphaGo irá também mostrar as suas capacidade, jogando contra cinco jogadores profissionais simultaneamente.


Actualização: o AlphaGo venceu o segundo jogo, o que já lhe garante a vitória neste desafio de três jogos. Resta agora saber se Ke Jie conseguirá fazer o ponto de honra vencendo o último jogo.

Actualização 2: também venceu o jogo contra 5 jogadores profissionais em simultâneo.

Actualização 3: venceu a terceira partida contra Ke Jie.




2 comentários:

  1. Fico maravilhado com o nivel de inteligência artificial que a google consegue ter nos dias de hoje...imaginar as coisas daqui a 20 ou 30 anos, deve ser qualquer coisa de incrivel!

    ResponderEliminar
  2. Será que conseguiam ganhar o festival da canção com um AI destes a fazer múisica? :P

    ResponderEliminar