2017/05/28

BMW desiste do i5 eléctrico?


O pequeno i3 da BMW há muito que tem feito crescer o apetite aos fãs da marca para um modelo no segmento acima, mas parece que os planos para o esperar i5 não se irão concretizar.

Bem a propósito de uma mega-discussão sobre automóveis eléctricos na nossa mailing list, chega a notícia de que a BMW terá cancelado os seus planos para fazer um i5 eléctrico.

Isto não significa que a marca desiste dos eléctricos - muito pelo contrário - tratando-se apenas de uma opção que visa maximizar a eficiência e redução de custos de desenvolvimento; passando pela aplicação da tecnologia eléctrica a veículos da sua gama normal (como o X3 e Série 4). É algo que acaba por fazer sentido em termos de poupança de recursos no desenvolvimento, embora a longo prazo não evite a necessidade de se desenvolverem veículos concebidos de raiz para serem automóveis eléctricos, e dispensando muitos dos requisitos nascidos da mecânica mais complicada dos veículos com motores a combustão (e poderíamos apontar logo para coisas como o túnel da transmissão que "atravessa" o carro e prejudica a habitabilidade).

... Claro que fica no ar a questão sobre se esta pressão acrescida que a BMW sente (e outros fabricantes) não terá a ver com aquele "pormenor" do Model 3 da Tesla estar quase a chegar ao mercado... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)