2017/05/19

ExtraTorrent encerra definitivamente


A vida para os sites de partilha mais populares tem estado complicada, e agora é a vez do ExtraTorrent ceder às pressões e encerrar definitivamente.

O ExtraTorrent tinha sido catapultado para o topo dos sites de torrents mais populares há cerca de um ano, devido ao encerramento do KickAssTorrents. Mas claro que esse aumento súbito de utilizadores também veio acompanhado pela sua promoção a alvo principal das entidades que perseguem os sites de partilha. Há alguns meses atrás o ExtraTorrent perdeu o seu domínio principal, sinalizando que as coisas estariam a complicar-se; e agora chega a confirmação: com os responsáveis pelo site a anunciarem o seu encerramento definitivo.


A sua mensagem de despedida alerta também para possibilidade de surgirem sites falsos a fazerem passar-se por um ExtraTorrent ressucitado; mas isso é algo já habitual sempre que um destes sites encerra.

Este encerramento poderia fazer pensar que o futuro dos torrents começará a depender dos sites e trackers privados, mais protegidos dos olhares alheios, mas nem isso estará garantido. Ainda esta semana encerrou também o tracker privado Freshon.tv. Um site que se especializava na partilha de séries de TV e que já contava com uma década de existência. Neste caso, a justificação dos responsáveis - que apanhou os utilizadores de surpresa - é a de que já não têm "paciência" para o projecto, preferindo dedicar o seu tempo a coisas mais importantes na sua vida.

É uma explicação que não agradará a quem utilizava o site, mas que acaba por ser compreensível para um site com 10 anos de idade. Quando o criaram, poderiam ser pessoas ainda em idades em que tinham tempo livre para se dedicarem a estas "brincadeiras"; com mais 10 anos em cima, seguramente já terão outras responsabilidades, tanto profissionais como familiares, e a questão de estarem ligados a algo que potencialmente os poderá atirar para a cadeia começa a ter um peso negativo cada vez mais difícil de aceitar.

... Como sempre, desaparecem uns, outros surgirão para ocupar o seu lugar... Embora, com a popularidade que o streaming tem tido face aos downloads, o mais provável é que maioria das pessoas que assiste a conteúdos "pirata" nem sequer repare nisto.


Actualização (22/05): os grupos ETTV e ETHD continuam a fazer lançamentos noutros sites de torrents.

2 comentários: