2017/05/08

Galaxy S8 pode vir equipado com memórias UFS 2.1 ou UFS 2.0


Depois da polémica com as memórias do Huawei P10, eis que se descobre que também os mais recentes Galaxy S8 usam memórias flash com desempenho diferenciado - felizmente de forma menos exagerada do que no caso da Huawei.

Com os Galaxy S8 e S8+ a chegarem ao mercado, alguns utilizadores descobriram que também existe uma diferença estranha no desempenho das memórias flash entre diferentes modelos. Depois de mais alguma investigação, chegou-se à conclusão que há alguns Galaxy S8 que vêm com memórias UFS 2.0 em vez das UFS 2.1 que se esperaria - e que já levou a Samsung a remover a menção das memórias UFS 2.1 da página das especificações deste smartphone.

Isto acaba por comprovar a dificuldade que a Huawei tinha referido, de que actualmente não está fácil conseguir obter as memórias flash pretendidas, obrigando os fabricantes a recorrer a alternativas mais lentas; mas felizmente neste caso (pelo menos até ao momento) estamos a falar de diferenças muito menos significativas do que aquelas que se tinha no caso do P10 (que poderia variar de mais de 700MB/s para menos de 300MB/s). Um Galaxy S8 com memórias UFS 2.1 poderá atingir velocidades de 700-800MB/s, um com memórias UFS 2.0 deverá ficar-se pelos 500-600MB/s.

É uma diferença que na prática nem deverá ser sentida pelos utilizadores, mas uma vez mais vem relembrar a necessidade de transparência para que os clientes não se sintam enganados. Afinal, estamos a falar de smartphones cujo custo se aproxima dos 1000 euros, e quem os compra gostaria de ter a confiança de que no seu interior se encontram os melhores componentes que o seu dinheiro pode comprar... em vez de ficarem sujeitos a uma lotaria em que tanto podem ficar com um smartphone dos "bons" ou dos "menos bons"...


Actualização: Por cá devemos estar com sorte, pois parece que os modelos equipados com CPUs Exynos têm sempre memórias UFS 2.1, sendo que a "lotaria" parece estar limitado aos modelos com CPUs Snapdragon.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)