2017/05/02

Google Maps, Amazon e eBay abandonam o Apple Watch?

O segmento dos smartwatches continua a ter alguma dificuldade em conquistar o mercado, e no caso do Apple Watch parece que deixará de poder contar com a ajuda da Google, Amazon e Ebay, cujas apps deixaram de suportar o relógio da Apple.

Quem estivesse habituado a utilizar o Google Maps a partir do seu pulso deixou de o poder fazer com a última actualização da app do Google para iOS; sendo bastante curioso que esse remoção da app para o Apple Watch nem sequer tivesse sido referido na lista de alterações. De forma idêntica, também as apps da Amazon e Ebay deixaram de suportar o Apple Watch.

A explicação mais simples será a de que estas empresas terão feito a análise de quantos utilizadores estariam a utilizar as suas apps no Apple Watch, e chegado à conclusão de que o número de utilizadores não justificaria o trabalho - isto numa altura em que o número de utilizadores do Apple Watch deverá estar estabilizado até que seja lançado um Apple Watch 3 que possa atrair novos clientes.

Por outro lado, seria preocupante se isto começasse a ser um sinal de que estas empresas começam a escolher os seus campos e a fazer valer o seu peso e dimensão para influenciar o mercado para uma ou outra plataforma. Estão a imaginar o que seria ter que se comprar um smartwatch Android para ter acesso às apps do Google Maps, Amazon e Ebay; e depois se tivessem apps de outras empresas que passariam a suportar exclusivamente o Apple Watch? De certa forma isso até já acontece... mas se se começar a alastrar a apps de empresas como estas... seria mau sinal.


Actualização: a Google diz que tenciona voltar a suportar o Apple Watch numa próxima actualização do Google Maps.

3 comentários:

  1. Pelos vistos o Google Maps nem mapa tinha.

    Amazon e Ebay? Mas vê-se alguma coisa num smartwatch?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O CEO da Huawei concordará a 100% com a tua última interrogação. :)

      Eliminar
    2. Sim vê. E muito bem (o que é /"era"apresentado). Quanto ao maps existe o da Apple que é superior (no watch) ao que tinha o da Google.

      Eliminar