2017/05/04

Google Maps já sabe ler nome das ruas do Street View


A Google muito tem feito pelos sistemas de reconhecimento de imagem nos últimos anos, e agora já chegou ao ponto em que pode ler o nome da ruas das imagens captadas no Street View, para corrigir os dados no Google Maps.

Há muito que a Google começou a usar as imagens do Street View para identificar o número das portas; mas a tarefa de reconhecer os nomes das ruas tornava-se mais complicado, considerando a enorme variedade de placas, tipos de letra, e localizações em que podem aparecer. Mas nenhuma tarefa é impossível e com a assistência dos seus algoritmos de deep learning, lá o conseguiu fazer.

A Google já consegue ler os nomes das ruas nas imagens captadas pelo Street View e dar o nome às estradas sem nome no Google Maps, ou corrigir ruas com nomes errados se for caso disso. De realçar que, mesmo contando com a ajuda de várias imagens com diferentes perspectivas, esta tarefa está longe de ser fácil; e no caso deste sistema do Google os resultados são ainda mais impressionantes quando se descobre que o sistema consegue identificar correctamente o nome da rua mesmo quando existem outros textos (ou até nomes de outras ruas) na imagem. O sistema consegue até identificar nomes de empresas no meio de outros textos publicitários:


Na imagem acima, de uma oficina, o sistema indicou que se trataria de uma empresa chamada "Zelina Pneus", não se deixando baralhar pelo "Bridgestone e Firestone" que estão lá perto - e relembrando que não se está a dar nenhuma ajuda manual, não se dizendo em que zona da imagem estaria o texto pretendido.

Em países como o Brasil a Google diz que este sistema de reconhecimento de nomes de ruas permitiu melhorar em mais de 90% a informação existente no Google Maps... E só de imaginar que, quando tivermos carros autónomos repletos de câmaras a circular por todo o lado, isto será o tipo de coisa que poderá estar a ser feito continuamente e quase em tempo real... dá que pensar, muito mesmo! :)

1 comentário:

  1. É impressionante mesmo! Mas também é preciso não esquecer a comunidade que contribui activamente para melhorar o Maps :)

    ResponderEliminar