2017/05/07

Investigadores criam células solares eficientes para usar dentro de casa


A utilização de painéis solares no exterior já se tornou comum, mas parece que esta tecnologia também se poderá popularizar mesmo no interior, com um novo tipo de células solares.

Investigadores conseguiram melhorar a eficiência de umas células solares que à partida não teriam hipótese de competir com as células mais populares, e os resultados são encorajadores. Embora estas células tenham uma eficiência de apenas 11% quando usadas à luz do Sol no exterior (cerca de metade do que é obtido pelas células solares de silício), quanto falamos da sua utilização no interior com luz artificial as coisas são bem diferentes.

Quando estamos a falar de luz artificial, estamos a falar de iluminação que gera cerca de 1% dos fotões que se teriam num dia de Sol. E nestas condições mais complicadas a eficiência destas células solares subiu para cerca de 29% - superando até a eficiência (nestas condições) de células solares mais avançadas, e muito mais caras, como as GaAs (gallium arsenide) normalmente utilizadas nos satélites.

Claro que com estes níveis de luminosidade interior estamos a falar de gerar uma quantidade de energia bastante reduzida (um painel do tamanho de um smartphone geraria apenas 30mW numa sala bem iluminada), mas isso já seria suficiente para alimentar dispositivos de baixo consumo, como sensores wireless... ou eventualmente, até permitir a criação de tele-comandos para os nossos televisores que nem sequer precisem de pilhas! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)