2017/05/18

Qualcomm quer recarregar automóveis eléctricos em andamento


A Qualcomm quer acabar com a ansiedade da (falta de) autonomia nos veículos eléctricos através de um novo sistema de carregamento wireless capaz de os recarregar em andamento.

A Qualcomm já nos tem trazido sistemas de carregamento rápido para os smartphones, mas o seu DEVC (Dynamic Electric Vehicle Charging) quer resolver do carregamento nos veículos eléctricos. O sistema consiste numa pista especial aplicada nas estradas, que permite recarregar de forma wireless os veículos que circulem nelas - desde que equipados com os devidors receptores "Halo" DEVC da Qualcomm.

Embora este não seja o primeiro sistema a recorrer a uma pista de carregamento, uma das suas vantagens face a sistemas idênticos é o permitir o recarregamento simultâneo de veículos a circular na mesma estrada em sentidos opostos e a velocidades de 120km/h, e com potências de até 20kW.

É certo que o custo de tais estradas com sistema de carregamento seria muito superior ao das estradas normais... mas se assumirmos que neste sistema, mais adequado para sistemas rodoviários com veículos autónomos, se poderia reduzir as faixas de uma autoestrada para apenas uma (ao estilo de uma linha de comboios, onde todos os veículos seguissem ordenadamente na sua posição e à velocidade limite)... para além de todas as poupanças a nível das baterias nos veículos, que assim poderiam ser mais pequenas, é algo que pode acabar por compensar.

... Infelizmente, já se pode imaginar que garantidamente existirão múltiplos sistemas concorrentes... e depois ainda nos arriscávamos a ter estradas que só recarregavam automóveis da marca X, outras estradas que só recarregavam os da marca Y, etc. ;P


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)