2017/05/18

Notícias do dia

Estamos nos dias do Google I/O 2017, pelo que temos overdose de notícias da Google e Android, a começar pela chegada do Google Assistant ao iPhone (e com o Android O a inspirar-se no iOS para ficar mais eficiente); o Google Home já faz chamadas telefónicas e aprende novos truques; o Google Photos ganha partilhas recomendadas e impressão de álbuns fotográficos; e ainda a revelação de que vamos ter um Android "lite" para smartphones com menos de 1GB de RAM e que se vai chamar
Android Go; vimos ainda uma falha no Chrome que permite roubar passwords do Windows ao visitar um site malicioso.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que esta semana temos três spinners para oferecer, e que também se podem habilitar a ganhar um de três livros da FCA.

Android Device Manager passa a "Find my device"



A Google quer dar um rosto mais visível aos sistemas de segurança implementados no Android com o novo Google Play Protect, e a par dessa remodelação temos também que o já existente Android Device Manager passa a ter um nome mais descritivo e fácil de decorar: Find My Device.

A nível de funcionalidades não há grandes alterações, com os dispositivos associados à nossa conta a poderem ser localizados num mapa, para além de permitirem que o utilizador os faça tocar um som (para facilitar a sua localização); bloqueá-lo remotamente com a apresentação de uma mensagem e/ou número de contacto; ou ainda apagá-lo completamente - para os casos em que tal vier a ser necessário.

Um detalhe que será útil é que agora também é indicado o nível de bateria do dispositivo e a rede WiFi a que estiver ligado.


Volvo vai abandonar motores diesel e dedica-se aos eléctricos



Depois de nas últimas décadas terem sido promovidos como o exemplo da eficiência, parece chegar ao fim o reinado dos motores diesel - numa altura em que também se confirmam que as suas emissões poluentes estão bem acima daquilo que é anunciado. A Volvo diz que a actual geração de motores diesel será a última, optando por se dedicar aos veículos eléctricos de agora em diante.

Embora os motores a combustão ainda tenham alguns anos pela frente, a marca refere que a partir de 2020 será obrigatório ter automóveis 100% eléctricos, e que é bem provável que abandone a produção de motores diesel a partir de 2023. Como curiosidade, a Volvo reconheceu também o papel da Tesla na aceleração da procura e interesses do mercado pelos veículos eléctricos.


Europa multa Facebook em €110 milhões devido ao WhatsApp



As entidades reguladoras europeias multaram o Facebook em 110 milhões de euros devido a informações falsas dadas durante o processo de aquisição do WhatsApp. Na altura o Facebook garantiu que não havia forma de fazer a associação automática dos utilizadores do WhatsApp com as respectivas contas no Facebook, mas dois anos mais tarde veio a fazer isso mesmo.

A investigação concluiu que o Facebook já teria conhecimento disso durante o processo de aquisição em 2014, e que terá prestado falsas declarações a esse respeito - sendo que do lado do Facebook a explicação é que esses erros se deveram a um simples lapso e não foram intencionais. É um erro que agora encarecerá um pouco mais o custo de aquisição do WhatsApp...


Google anuncia óculos VR dedicados e com tracking WorldSense


O programa Daydream da Google irá contar em breve com óculos dedicados que dispensam a necessidade de encaixar um smartphone para funcionarem, procurando com isso facilitar a utilização do VR. Não menos interessante - mas ainda sem revelar detalhes técnicos - é a nova tecnologia WorldSense, com a qual a Google promete ser capaz de fazer um tracking de movimentos de alta-precisão sem necessidade de quaisquer sensores externos.





Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)