2017/05/14

StoreDot carrega automóveis eléctricos em 5 minutos


O tempo de carregamento das baterias ainda é um dos pontos a melhorar nos automóveis eléctricos, mas a StoreDot diz já ter a solução com as suas baterias de carga rápida que se podem recarregar em apenas 5 minutos.

Nos actuais automóveis eléctricos, mesmo os sistemas de carga rápida demoram duas ou mais horas para recarregar completamente as baterias; sendo que há muito que se procuram formas de tentar aproximar esse tempo daquele que se gasta ao abastecer um automóvel com combustíveis convencionais - mesmo quando isso passa por soluções complexas como sistemas de troca das baterias.

A StoreDot aposta em algo bem mais simples, utilizar baterias que permitem o carregamento rápido, reduzindo o tempo de carregamento para apenas 5 minutos. Um valor que já se aproxima do tempo de abastecimento tradicional, e que ainda por cima vem acompanhado de outras vantagens. Segundo a StoreDot, a sua FlashBattery é mais segura que as baterias de lítio, não sendo inflamável e suportando temperaturas superiores.

Como sempre... falta agora ver estas promessas concretizarem-se na realidade, e por agora é dito que os primeiros carros com estas baterias poderão chegar ao mercado daqui por três anos. Por outro lado, há que relembrar que esta era a empresa que há alguns anos nos prometeu baterias para smartphones recarregáveis em 30 segundos... e ainda continuamos à espera.

2 comentários:

  1. Para além disso, só leva 2 horas uma carga rápida se for um Tesla ou semelhantes.

    Um leaf carrega 80% em menos de 30 min

    ResponderEliminar
  2. Não sei se esta tecnologia é verdadeira ou mera especulação, mas para os carros eléctricos realmente se tornarem o padrão o carregamento terá mesmo de ser inferior a 5 minutos de outra maneira dificilmente alguém vai comprar exclusivamente eléctrico só de pensar que tem de estar uma eternidade à espera que o carro possa ser utilizado torna-se impensável nos dias de hoje.
    Seja com troca de baterias, ou um sistema de carregamento em menos de 5 minutos algo terá de ser feito para que este mercado realmente arranque satisfazendo as reais necessidades da actualidade.

    ResponderEliminar