2017/05/13

Super-sensor consegue detectar tudo o que se faz numa sala


Para dar mais inteligência às nossas casas é preciso dar-lhes a capacidade de saberem o que estamos a fazer, e um projecto financiado pela Google criou um super-sensor com capacidades quase sobrenaturais.

Imaginem que gostariam de saber quando abrem uma torneira, ou abrem/fecham a porta do frigorífico ou micro-ondas, ou até quando têm o fogão ligado. Para cada uma dessas funções seria necessário recorrer a sensores independentes, complicando a sua instalação e aumentando o custo... mas que tal se vos dissesse que poderiam fazer tudo isso e muito mais com um pequeno sensor de custo reduzido?


As capacidades deste micro-sensor não podem ser derivadas apenas pelo seu tamanho compacto. Quando colocado em qualquer ponto de uma sala (no exemplo que se segue, uma cozinha), o mesmo continua a ter capacidade para saber quando se abre uma torneira, ou se liga a máquina do café, ou o fogão, ou se abrem as portas dos armários - para além de coisas mais normais como detectar temperatura, humidade, luminosidade e tonalidade da cor, som e movimento.

O ponto negativo é que, para conseguir fazer estas coisas "milagrosas" o sistema necessita de aprender durante cerca de uma semana, para associar os sons, movimentos, e padrões de interferência electromagnética a cada acção que é feita. Mas pelo lado positivo, depois disso, a taxa de reconhecimento correcta é de 98%; e o sensor consegue detectar múltiplas acções simultâneas (embora também possam haver casos de "saturação" que impedem que o sensor consiga reconhecer correctamente tudo o que se esteja a passar - por exemplo, coisas que sejam reconhecidas apenas pelo som, e haja barulho ambiente elevado.)

... Não sei porque é que a Google ainda não aplicou uma coisa destas no seu Google Home, ou Chromecast... ou todos os seus produtos (incluindo smartphones).


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)