2017/05/06

Transforma um Raspberry Pi num Google Assistant com voz com a revista MagPi


A Google deu-nos recentemente a possibilidade de adicionar o Assistant a qualquer produto, e quem comprar a mais recente edição da revista MagPi poderá transformar um Raspberry Pi num verdadeiro Google Home personalizável.

A MagPi é a revista oficial do Raspberry Pi, e na sua edição 57 vem com uma prenda especial: um novo acessório - um Google Voice HAT - que permite adicionar microfones stereo ao RPI e facilitar a utilização do Google Assistant para usar comandos de voz, não só para fazer o tipo de perguntas habituais que se fazem no Google Assistant, como também adicionar comandos de voz específicos para os projectos dos utilizadores.

Por agora este módulo Voice HAT não está disponível para venda em separado, mas é de imaginar que não demorem a surgir módulos idênticos (oficiais ou não). Uma coisa parece ser certa: ninguém quer ficar para trás na corrida para facilitar ao máximo a utilização dos seus assistentes digitais... que tem enorme potencial para o futuro.

Se não tiverem a revista física podem lê-la online gratuitamente, e mesmo sem o Voice HAT continua a ser possível instalar o Google Assistant no Raspberry Pi (ou seguindo estas instruções detalhadas).

2 comentários: