2017/05/05

Utilizadores usam apenas 10 apps por dia embora tenham centenas de apps instaladas


Grande parte dos dos utilizadores pode ter uma centena de apps instaladas no seu smartphone, mas o mais provável é que utilize apenas 10 por dia, e 30 por mês.


O mais recente relatório da App Annie vem confirmar os resultados avançados por outras empresas, de que a maioria dos utilizadores se fica pela regra 30:10; ou seja, que a média dos utilizadores de smartphone usa 30 apps por mês e 10 por dia.

A nível mundial parece não haver grande discrepância a nível do número de apps utilizadas diariamente, variando entre um pouco menos de 10 (em França) e um pouco mais de 11 (no Brasil); o que não deixa de ser curioso.


Em termos mensais já encontramos um pouco mais de variação, tanto a nível do número de apps utilizadas como no número de apps instaladas.Se no México e Japão ficamos perto das 30 apps utilizadas mensalmente, no Brasil e na Índia os utilizadores usam, em média, mais de 40 apps por mês. A nível de apps instaladas, o Japão e a China reúnem os maiores "acumuladores de apps", com uma média de mais de 100 apps instaladas por smartphone; sendo que no extremo oposto temos o México, com menos de 70 apps.

Mesmo sendo certo que há apps que interessa manter para uso ocasional, parece-me que isto deverá servir de motivação para que a maioria dos utilizadores faça uma limpeza no seu smartphone, eliminando as apps que mantém só por manter (e eu que o diga, que terei centenas de apps que seguramente não utilizo há mais de um ano!)

Outro factor de interesse é o tempo passado diariamente nas apps, e também aqui encontramos grandes variações entre os diversos países; sendo que a única constante em todos eles é que esse tempo tem vindo a aumentar de ano para ano. Enquanto nos países Europeus lidamos com médias de 90 a 120 minutos diários passados nas apps, no México, Brasil e Coreia de Sul esse número sobe para os 180-200 minutos.

É assustador imaginar que as apps já nos roubam tanto tempo a cada dia... mas ajudará a explicar porque motivo por vezes se pode ficar com a sensação de que temos cada vez "menos tempo" para outras coisas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)