2017/05/23

VarCity reconstrói cidade em 3D com base em fotos e vídeos online


Vivemos num mundo em que se tenta ensinar aos computadores a perceberem aquilo que vêem, e este VarCity mostra-nos como os computadores podem recriar uma cidade em 3D com base em fotos e vídeos.

Hoje em dia podemos encontrar fotos de praticamente todos os recantos de uma cidade (para não falar de vídeos). Se a isso somarmos fontes oficiais como câmaras de trânsito e de vigilância, temos uma generosa quantidade de dados que pode ser compilada para recriar toda a cidade em 3D - como demonstra este VarCity.

O projecto é algo idêntico ao que a MS já nos mostrou há quase uma década com o seu Photosynth, mas aqui estando mais orientada para o urbanismo e a gestão das cidades. Com esta informação pode-se calcular o número de janelas e a sua dimensão, o que a par da informação 3D permitirá avaliar níveis de exposição solar, entre outros coisas; assim como analisar fluxos de tráfego e de peões (com base nas câmaras).

... Multiplique-se a quantidade de dados que a cada ano vai aumentando, quer seja por fotos partilhadas publicamente na internet, ou captadas por futuros veículos autónomos, que obrigatoriamente contam com um elevado conjunto de sensores... e comprova-se que este tipo de tecnologia se tornará obrigatória para tirar o máximo partido de toda essa informação.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)