2017/05/12

Xamarin Live Player deixa criar apps de iPhone sem um Mac


Quem quiser criar apps para iOS já não precisará de um Mac, graças à ajuda do Xamarin Live Player, que permite testar e executar apps num iPhone ou iPad directamente do Visual Studio num computador com Windows.

Embora já fosse possível criar apps iOS em C# no Visual Studio com recurso a ferramentas como o Xamarin.iOS, os utilizadores continuavam a necessitar de um computador Mac para testar as apps e fazê-las chegar a um iPhone ou iPad. Mas agora isso fica resolvido com o Xamarin Live Player, que permitirá a um developer com uma máquina Windows criar e testar apps para o seu iPhone.

Para isso será necessário instalar o Xamarin Live Player no dispositivo iOS e de seguida emparelhá-lo com o PC onde se está a fazer o desenvolvimento da app através de um QR Code no ecrã. Daí em diante o processo de criar uma app para iPhone é em tudo idêntica ao de criar uma app para o próprio computador, e com todas as possibilidades de debug e alteração em tempo real do programa, com essas alterações a reflectirem-se imediatamente no programa a correr no iPhone.

Embora possa parecer um pouco estranho, já que a Apple não aprecia apps que permitam executar outras, a MS diz que falou com a Apple acerca desta funcionalidade e que a Apple não levantou qualquer objecção; para além de dizer que o Xamarin Live Player está dentro das regras definidas pela Apple para as apps iOS. Sempre dá alguma confiança de que isto não desaparecerá da App Store daqui por uns dias! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)