2017/06/06

Apple revela o HomePod


A Apple revelou finalmente o seu concorrente ao Amazon Echo e Google Home, mas que no entanto se esquiva a entrar directamente em confronto com eles, optando por dar maior foco à música.

Embora o HomePod da Apple nos dê acesso à Siri e nos permita controlar dispositivos HomeKit, é nas suas capacidades musicais que a Apple aposta. O HomePod conta com um CPU A8 como cérebro, e um subwoofer de 4" acompanhado por 7 tweeters direccionais que permitem fazer o direccionamento do som para onde é preciso por forma a garantir a máxima qualidade sonora - tendo até a capacidade de analisar a divisão em que for colocado para garantir essa mesma qualidade, e podendo tirar partido de HomePods adicionais para ainda maior qualidade.

Para garantir que nenhum comando de voz lhe passa despercebido, tem ainda 6 microfones, podendo ouvir pedidos mesmo que sejam feitos do outro lado da sala, e responder a perguntas específicas como "quem é o baterista nesta música" ou "qual a música que estava no top a 1 de Março de 2015". No fundo, a Apple posiciona o HomePod como um especialista musical sempre à distância de um pedido de voz, com a parte do controlo do HomeKit a ter sido relegado para segundo plano - embora o HomeKit possa funcionar como hub para controlo desses dispositivos quando se está fora de casa.

É fácil imaginar porque é que a Apple não insistiu nessa vertente, quando o Amazon Echo e Google Home estão mais à frente, tanto a nível de dar acesso aos developers e utilizadores, como com funcionalidades como a do reconhecimento e identificação de múltiplos utilizadores - que se torna essencial para um produto deste tipo. Felizmente, com um A8 no seu interior, o HomePod tem enorme potencial para melhorar muito mais por intermédio de actualizações no futuro...

Para além do mais, só vai ficar disponível em Dezembro (nos EUA, GB e Austrália, por $349) o que dá à Apple ainda mais de meio ano para lhe dar ainda mais funcionalidades.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)