2017/06/07

Burlão do OLX apanhado em Coimbra


As plataformas de compra e venda online como o OLX permitem-nos encontrar grandes negócios, mas também é preciso ter cuidado com as ofertas que parecem demasiado generosas; e felizmente, de vez em quando, alguns desses burlões são apanhados.

Neste caso, foi ontem apanhado um jovem de 24 anos numa estação dos CTT em Coimbra, e que seria um profissional das burlas no OLX, sobre o qual existiam vários mandados de captura. O indivíduo dedicava-se a vender artigos informáticos inexistentes, e até terá ameaçado de morte várias das vítimas quando estas o confrontavam.

As burlas não são exclusivas das plataformas online (os burlões existem desde tempos imemoriais, e quando muito pautam-se pela sua capacidade de adaptação a tudo o que lhes permita ganhar dinheiro facilmente) mas é certo que estas plataformas vieram facilitar o processo de encontrar e chegar a mais vítimas em potencial.

Do lado das plataformas exige-se apenas que façam todos os possíveis para validar a identidade dos vendedores e compradores, e tomar acções sempre que forem reportadas situações irregulares, de modo a não facilitar a vida a todos os que desejem abusar do sistema para perpetuar burlas que, como os numerosos comentários no artigo das burlas no OLX comprovam, continuam a acontecer de forma regular.

Um burlão foi apanhado... mas não haja dúvidas que existem muitos mais prontos a ocupar o seu lugar.

13 comentários:

  1. Um simples sistema de feedback resolvia a maior parte destas situações... não percebo porque uma plataforma como o OLX não implementa esta sistema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque enfim.... A credibilidade e segurança dos utilizadores/vendedores nunca foi um dos objectivos deles...

      Eliminar
    2. Exatamente, na era em que estamos que a comunicação digital é muito facilitada (tanto que facilita a existencia destas plataformas de venda) não percebo como é que o OLX não dá mais um passo e implementa um sistema de feedback para avaliar o vendedor e vice versa.
      Depois de ser cliente do Ebay e Aliexpress sempre que vou ao OLX fico um bocado preocupado devido a esta situação e só se não encontrar o que pretendo nas outras plataformas é que procuro no OLX.
      Parece que o OLX ainda vive à sombra do jornal de papel em que os anúncios não tinham qualquer possibilidade de feedback.
      Também não percebo porque é que ainda não surgiu já outra plataforma de anúncios no nosso mercado que implemente este mecanismo, pois certamente seria uma oportunidade de negocio.

      Eliminar
    3. Se querem feedback usem o coisas.com, a plataforma OLX não é um site/platafroma de leilões mas de anúncios...

      Eliminar
    4. Já tinha ouvido falar no coisas.com mas não sabia que tinha feedback. Bastava eu ter visto 1 anuncio deles 1 vez a dizer que implementam um sistema de feedback do vendedor que me tinham conquistado como cliente. Andei varios anos no ebay e agora no Aliexpress que até tem feedback do item vendido em concreto ;)

      Eliminar
  2. Eu fui burlado por ele, já tinha termo de indentidade e residência, e a namorada dele também é procurada.

    ResponderEliminar
  3. Não é preciso inventar. O EBAY e a AMAZON já têm um sistema de feedback e quando as coisas correm mal e o vendedor é confrontado, neste caso o EBAY devolve o dinheiro. Pelo menos há uns anos era assim, não sei se continua assim.

    ResponderEliminar
  4. O sistema de feedback na verdade nao teria grande efeito. O OLX é para vendas casuais e não segue o modelo de loja como no ebay e outras.
    Isto é, um burlão chega, cria conta e faz uma ou duas burlas e apaga a conta para criar outra em seguida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas uma das métricas de avaliação de um vendedor é a quantidade de items vendidos que já tem no histórico, se não tem quase nada vendido não se pode confiar apenas no feedback de 1 ou 2 negocios - Assim como uma app no Android Market, pode ter 5 estrelas mas se ainda só foi avaliada por 2 ou 3 pessoas e foi publicada há dias, é melhor esperar mais uns dias para ver se não é uma app problemática.

      Eliminar
    2. Sim é verdade. No entanto continuo a achar que a maioria no OLX é de vendas esporádicas. A grande maioria seriam vendedores com 2 ou 3 vendas. Ainda assim pouco feedback é sempre melhor que nenhum.
      Como ja alguém disse, no Miau é que era! :p

      Eliminar
  5. E porque não há um ebay.pt?

    ResponderEliminar
  6. Ah como tenho saudades do Miau, esse sim era de confiança, foi lá que comprei o meu primeiro tablet.

    ResponderEliminar
  7. O OLX também facilita este tipo de burlas e acaba por ser cúmplice dos charlatães. Há menos de 1 ano um tio meu foi enganado por um tipo que tem um anuncio no OLX a oferecer-se para fazer obras em casa (pediu metade do pagamento para comprar o material e nunca mais apareceu) e quando o meu tio contatou o OLX para o denunciar responderam-lhe que não podiam fazer nada e o burlão pode continuar a burlar á vontade...

    ResponderEliminar