2017/06/30

Canon 6D Mark II chega... sem vídeo 4K

A Canon 6D ocupa um patamar ligeiramente abaixo da icónica 5D, mas não deixa de ser uma máquina de luxo que agora fica ainda melhor com esta nova 6D Mark II.

A Canon 6D Mark II vem com um novo sensor de 26.2MP, processador DIGIC 7, sistema de focagem dual-pixel + 45 pontos de focagem, e ISO máximo que passa dos 32000 para os 40000. Pode tirar fotos a 6.5fps, com limite para 21 fotos em RAW e 150 em JPG. Atrás temos um touchscreen de 3" que pode ser rodado para o lado, e não falta WiFi, NFC, Bluetooth e GPS. Usá-la no exterior também se torna menos preocupante, pois conta com protecção "weather resistant" que lhe permitirá resistir a algumas chuvadas ligeiras.

Mas esta nova câmara ficará seguramente mais marcada por aquilo que falta: a capacidade para gravar vídeo 4K, que é algo que até já se começa a tornar banal nos smartphones de gama superior. Segundo a Canon, a maior parte das pessoas "ainda não utiliza o 4K", mas considerando o preço da câmara, e o facto de que a maioria das pessoas irá manter a câmara durante vários anos, não deixa de ser uma desculpa que não convencerá quem estivesse dispostos a gravar vídeo nesta resolução já em preparação para o futuro (para além de que ao preço que estão os televisores 4K... esse futuro está ao alcance de qualquer um).

É certo que câmaras como esta não têm (ainda) que recear a ofensiva dos smartphones, mas ao deixar ficar de fora algo como o vídeo 4K, poderá fazer com que muitos potenciais interessados decidam continuar a desenrascar-se com o seu smartphone - que por menos de metade do preço de uma 6D MkII também tira fotos excelentes e até grava vídeo 4K... para além de caber no bolso. Resta saber se, quando eventualmente chegar a MkIII com vídeo 4K... ainda haverá pessoas interessadas nela.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)