2017/06/02

Chrome virá com adblocker da Google em 2018


A Google muito tem sido criticada por não facilitar a utilização de adblockers no Chrome mobile, mas no próximo ano o seu browser passará a ter um adblocker integrado. O pequeno "pormenor" é que se limitará a filtrar a publicidade considerada abusiva, continuando a deixar passar a que a Google considera aceitável.

Na verdade, quem determina o que são anúncios aceitáveis é a "Coalition for Better Ads" de que a Google faz parte, mas que integra também empresas como o Facebook, Unilever, Reuters, Washington Post, entre outros. E também não é preciso ser nenhum especialista para perceber que há publicidade que se pode considerar aceitável, e outra que é manifestamente abusiva (como os popups, pub com contagem decrescente para desaparecer, etc.)

Mesmo assim, alguns poderão achar um pouco suspeito que uma empresa que ganha a vida a vender publicidade se predisponha a lançar um produto que irá bloquear certos tipos de publicidade; mas na verdade faz todo o sentido. Em vez de deixar cada vez mais utilizadores, fartos de publicidade abusiva, recorrerem a adblockers que bloqueiam tudo; faz mais sentido para a Google tentar aliciar os utilizadores com o seu adblocker pré-instalado no Chrome (a que eles chamam "filtro" para não ferir susceptibilidades) de forma a que a sua publicidade continue a ser apresentada.

... A parte positiva será que, pela primeira vez, o Chrome para Android passará a ter uma forma fácil de bloquear publicidade intrusiva... o que não invalida que a Google devesse facilitar o processo de instalação de outros adblockers ao estilo do que a Apple fez no Safari no iOS.

1 comentário:

  1. Olá. Também relacionado com isto: https://contributor.google.com .

    ResponderEliminar