2017/06/30
Drone solar Aquila do Facebook aterra finalmente com sucesso
O Facebook continua a melhorar o seu drone Aquila que voa exclusivamente com energia solar, desta vez conseguindo aterrar com sucesso.
Enquanto outras empresas vão apostando numa super-dispendiosa rede de internet global via satélite (como a SpaceX) ou opções mais económicas mas mais difíceis de controlar (como os balões da Google), o Facebook está a aposta na utilização de mega-drones que possam distribuir a internet sobrevoando de forma ininterrupta sobre uma região, unicamente alimentados por energia solar.
O Aquila, com os seus 43 metros de envergadura, já tinha feito um primeiro voo com sucesso, mas não conseguiu resistir à aterragem, acabando por ser partir nalgumas partes. Esta nova versão contou com algumas alterações em resultado disso, e as mesmas parecem ter resultado, já que desta vez tudo correu sem incidentes - tanto a nível do voo, como do momento crítico da aterragem, que é feita numa pista de gravilha (o Aquila não tem trem de aterragem com rodas para poupar peso, necessitando "deslizar".)
Ainda assim houve alguns detalhes que será preciso corrigir. Para a aterragem o Aquila deveria bloquear as hélices na posição horizontal para evitar danos nas mesmas (quando já está prestes a tocar no solo), mas só uma das suas hélices ficou na posição pretendida. Seguramente no próximo voo as coisas correrão ainda melhor.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Às tantas são estes drones que os pilotos andam a ver :D
ResponderEliminar