2016/07/22

Primeiro drone solar do Facebook já voou com sucesso


O ano passado o Facebook revelou os planos para criar um drone solar capaz de se manter no ar por tempo praticamente ilimitado e que serviria para criar uma rede de distribuição de internet em qualquer local a custo reduzido. Agora, esses planos tornam-se realidade, com a realização bem sucedida do primeiro voo de teste do Aquila.

O Facebook quer levar a internet a todo o planeta, e tem investido em formas de o fazer nos locais mais remotos onde as infraestruturas para essa distribuição não existem ou apresentam inúmeras deficiências (ou simplesmente não são economicamente viáveis). Ao contrário da Google, que tem apostado nos balões, o Facebook aposta no seu Aquila, um drone que poderá distribuir internet e manter-se no ar durante meses sem necessidade de aterrar para recarregar baterias - e que agora demonstrou a sua validade, voando pela primeira vez.


Depois dos modelos em escala reduzida, desta vez voou um drone em tamanho real, com envergadura de 43 metros (maior que a de um Boeing 737), e que consegue voar usando apenas 2000W de energia. No entanto esta versão não estava ainda equipada com painéis solares, voando à custa da energia das suas baterias - ainda assim, o voo correu tão bem que em vez dos 30 minutos previstos o drone esteve no ar durante 90 minutos.

Vamos aguardar pela versão com painéis solares e pela demonstração de que conseguirá voar por "tempo ilimitado" usando apenas a energia do sol (e eventualmente, que esta tecnologia se torna tão acessível que permita no futuro se tenham minidrones que também possam voar por tempo ilimitado (já que actualmente a sua autonomia é o maior entrave às "brincadeiras"! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)