2017/06/12

Gboard ganha modo incógnito no Chrome no Android O


Recorrer ao modo incógnito no Chrome no Android O também vai aplicar o mesmo tratamento ao teclado Gboard, para que posteriormente não sejam sugeridas palavras potencialmente sensíveis.

O modo incógnito do Chrome é uma excelente forma de se visitarem sites sobre os quais não se quer que sejam mantidos registos no histórico de visitas (ter em conta de que não se se trata de um modo verdadeiramente anónimo, pois os sites continuam a ter acesso ao nosso IP e possível identificação, no caso de acederem a serviços com login; para além dos potenciais registos que possam ser guardados pelo ISP, etc.) No entanto, era um pouco caricato que, embora o Chrome se esforçasse por proteger a privacidade do utilizador, o mesmo pudesse ser denunciado por sugestões feitas no teclado Gboard, que poderiam revelar sites que se visitaram, ou outras coisas que se tivessem escrito durante essas sessões incógnitas.

Com o próximo Android O isso ficará resolvido, pois o GBoard também ganhará um modo incógnito que se activa automaticamente quando se usar o Chrome nesse modo.

Quando se estiver neste modo o teclado apresentará o habitual símbolo incógnito usado no Chrome, do chapéu e óculos em alusão aos velhos clássicos dos espiões, e tudo o que se escrever não será considerado para futuras sugestões.

Resta agora saber se este modo incógnito no Gboard ficará disponível para activação manual quando se está a utilizar outras apps, ou se será um exclusivo utilizado com o Chrome e outros serviços pertinentes da Google.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)