2017/06/12

Notícias do dia

A Vodafone aplicou 100GB de limite ao pacote Net Voz Fixa por 4G; os populares add-ons do Kodi Phoenix e outros encerram actividade e deixam os utilizadores sem "canais" para verem; um artigo que mostra quanto dura a bateria de um Tesla e traz algum descanso aos fãs dos automóveis eléctricos; a Samsung lança um monitor QLED curvo de 49" com HDR e formato 32:9; o novo PCIe 4.0 duplica velocidade para os 64GB/s; a nova Xbox One X entra na era 4K e vai custar 499 euros; e a Rússia quer proibir VPNs que contornem censura.

E antes de passarmos às notícias de hoje, não se esqueçam que estamos no último dia para poderem participar no passatempo que vos pode valer alguns exemplares do livro Segurança Prática em Sistemas e Redes com Linux da FCA.

Falcon Heavy poderá voar daqui a 3 meses



Os fãs da exploração espacial estão ansiosos por ver o mais potente foguete da SpaceX levantar voo pela primeira vez, e Elon Musk também não ajuda: ao dizer que o Falcon Heavy poderá ser lançado já daqui a 3 meses.

O Falcon Heavy combina três foguetes Falcon 9 como os que têm sido lançados pela SpaceX com taxa de sucesso (de lançamento e aterragem) bastante elevada; e também há planos para que neste caso se possa recuperar o segundo estágio do foguete. Mas, o mais importante, é que este foguete terá capacidade para reactivar o interesse pela missões espaciais mais ambiciosas, e Elon Musk espera que antes do final do próximo ano se tenha enviado dois astronautas numa viagem à volta da Lua.


DARPA está a financiar processador inovador não-Von Neumann



Os CPUs actuais, e mesmo os GPUs, dos mais fracos aos mais potentes, seguem uma arquitectura denominada de Von Neumann. Uma arquitectura que conta já com mais de 50 anos de idade e que, embora seja fácil de compreender e implementar, poderá não ser a mais eficiente para tudo.

Por isso mesmo a DARPA está a financiar a criação de um processador que se liberta deste conceito: um GAP (Graph Analytic Processor). Este HIVE — Hierarchical Identify Verify Exploit - será um chip com a capacidade para digerir imensas quantidades de dados e determinar padrões e relações de forma muito mais eficiente que os actuais CPUs, e que poderá ser usado para detectar potenciais ataques digitais, ou até potenciais situações de surtos de doenças, antes sequer que os outros sistemas tenham capacidade de os detectar e reagir.


Minecraft vai suportar multiplayer entre todas as plataformas


Para além do Minecraft em 4K proporcionado pela próxima Xbox One X, a MS tinha uma novidade ainda mais importante para revelar: este jogo vai suportar modo multiplayer entre diferentes plataformas. Ou seja, jogadores que estejam a jogar na Xbox poderão jogar com os seus amigos que estiverem a jogar num PC, ou numa Nintendo Switch, ou até mesmo Android ou iOS ou VR.

Já era tempo de se começarem a derrubar as barreiras nos jogos multiplayer... ainda bem que o Minecraft começa a fazê-lo.





Mini Maker Faire de Castelo Branco chega ao fim com um "para o ano há mais"



A Mini Maker Faire de Castelo Branco decorreu no passado sábado e atraiu centenas de makers e curiosos de todos os pontos do país (e até de Espanha). Os workshops de modelação e impressão 3D realizados pela RepRap, foram um dos pontos de maior interesse; assim como o concorrido workshop de criação de moldes em silicone dinamizado pelo Ricardo Pereira, maker da zona norte que dinamizou de forma instrutiva e divertida esta acção. Também a secção de jogos de ciência e videojogos atraiu bastantes atenções, com destaque para a "chama fria" que desafiava os mais corajosos a vencer o medo de por a mão no fogo.

A presença de makers locais e nacionais em áreas que iam desde a arte aliada à ciência, como caso da Science Track, do Lababerto de Torres Vedras ou da Hackables de Faro permitiram uma diversidade e equilibro entre arte, tradição, tecnologia e inovação interessante e deixaram a vontade para que no próximo ano se tenha uma nova edição da Mini Maker Faire Castelo Branco ainda maior e melhor.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)