2017/04/03

SpaceX vai tentar recuperar segundo estágio do Falcon Heavy


A SpaceX ainda há dias marcou mais um ponto na História aeroespacial ao reutilizar um foguete que já tinha sido lançado, mas Elon Musk tem ideias ainda mais ambiciosas para o futuro: recuperar também o segundo estágio do Falcon Heavy.

Até ao momento os Falcon 9 têm sido o centro das atenções, e nada nem ninguém lhes pode tirar o mérito. Mas com o Falcon Heavy estamos a falar de uma divisão completamente diferente, bastando referir que, quando estiver pronto, irá ser o foguete mais potente da actualidade - e para dar uma ideia da escala, será o equivalente a três Falcon 9, sendo dois foguetes Falcon 9 usados para dar assistência no lançamento (que obviamente também voltarão a aterrar para serem reutilizados).

A questão é que até ao momento a SpaceX estava apenas a recuperar o primeiro estágio do foguete (e no último lançamento, também o cone, que custa cerca de 6 milhões de dólares. Mas para o Falcon Heavy, Elon Musk avança com mais uma ideia louca: recuperar também o segundo estágio do foguete.

O segundo estágio é aquele que continua a levar a carga para o espaço depois de se separar do primeiro estágio, e por isso estamos a falar de todo um outro conjunto de dificuldades acrescidas para fazer regressar um estágio que vai ter uma velocidade bastante superior e que já estará efectivamente em órbita. O próprio Elon Musk reconhece que as hipóteses de sucesso são extremamente baixas... mas não será por isso que deixará de tentar (se for tecnicamente viável, claro.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)