2017/06/12

Apps falsas já chegam ao top 10 da App Store


A App Store é, ainda agora, a loja de apps que promete ser mais rentável para os criadores de apps, e na verdade parece que assim é... até para o caso de apps falsas que só tentam extorquir dinheiro aos utilizadores.

Longe vão os tempos em que tínhamos apps estúpidas a custar milhares de euros, apenas com o intuito de se dizer "eu posso ter esta app". Ainda assim, continuam a haver developers a ganhar fortunas à custa de apps falsas que não fazem nada... ao ponto de algumas destas apps já chegarem ao top 10 das apps mais lucrativas.


Na categoria de produtividade, temos na décima posição uma app que diz disponibilizar um serviço de segurança via VPN que libertará o iPhone ou iPad de vírus e malware - algo que não afectará nenhum dispositivo iOS a não ser que seja o próprio utilizador a instalá-lo, e mesmo assim com capacidades limitadas, devido às restrições impostas pelo sistema e pelo isolamento que existe entre apps.

Só que, quem achar que esta app merece credibilidade por estar neste top 10, depressa se depara com um pedido de adesão ao serviço que custa $99.99 por semana! Ou seja, alguém que por mera distracção até acabe por pousar o dedo sobre o sensor TouchID estará imediatamente a aceitar pagar cerca de $400 por mês por um serviço completamente desnecessário - e que ainda por cima o pode deixar em risco, assumindo que realmente aquilo disponibiliza uma VPN que poderá interceptar todo o tráfego do utilizador. Segundo alguns sites que fazem a estimativa dos lucros, esta app estará a render 80 mil dólares por mês (havendo outras que estão a fazer 300 mil dólares por mês)!

Agora a grande pergunta é: sendo a App Store uma loja de apps em que as apps são supostamente validadas e aprovadas, como é que se pode permitir que apps assim cheguem até ao público?

Os responsáveis por estas apps também têm tirado partido do novo sistema de publicidade da App Store, que permite apresentar estas apps no resultado de pesquisas, e de forma que parece um resultado legítimo, facilitando o processo de encontrar potenciais vítimas. Pudera... se renderem dezenas de milhares de dólares por mês, bem podem gastar parte desse valor em publicidade...

Se por distracção forem apanhados por uma destas apps, ou conhecerem alguém que o tenha sido, nada como cancelarem a subscrição e fazerem a denúncia da app à Apple.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)