2017/06/20

Google Allo já faz chamadas no Duo

A estratégia da Google para as comunicações continuará a baralhar grande parte dos utilizadores, mas ao menos a partir de agora os utilizadores do Allo poderão saltar para o Duo para fazer videochamadas de forma mais directa.

A Google apresentou o Allo e Duo há mais de um ano, como apps para mensagens e videochamadas, surpreendendo a maior parte das pessoas que achava que esses serviços já estariam a ser bem feitos pelo Hangouts. Desde então também assistimos à aparente fragmentação do Hangouts em serviços separados... e (só) agora é que a Google parece achar que faz sentido haver mais integração entre o Allo e o Duo, possibilitando iniciar videochamadas no Duo a partir do Allo.

Embora tecnicamente até possa compreender as vantagens de manter os serviços de videochamadas e mensagens em apps separadas, facilitando o processo de desenvolvimento de ambas de forma independente e sem que a actualização de uma fica dependente da outra, a verdade é que para o utilizador final acaba por ser bastante mais confuso do que usar uma única app - ou um serviço integrado que faça esquecer que se estão a usar apps distintas.

Esta integração do Duo no Allo acaba por ser um passo no bom sentido... mas continua a faltar um pequeno grande detalhe que parece continuar a escapar à Google, que é: se já se tem o Hangouts que faz tudo isto e mais, qual a justificação para que os utilizadores devam mudar para estas novas apps?

2 comentários:

  1. Talvez segmentação. Hangouts mais a nível profissional e allo e duo a nível pessoal. Assim acaba por poder personalizar futuras ofertas , e traçar um perfil mais detalhado acerca dos clientes. Apenas uma sugestão possível.

    ResponderEliminar
  2. Allo e Duo só funcionam agarrado a um telemóvel. Isto para mim basta para nunca os usar. Vou continuar com o telegram e hangouts.

    Tenho muita pena que a Google deite a perder o que tem para ir tentar imitar whatsapp. Enquanto for assim eu estou fora

    ResponderEliminar