2017/06/19

Júpiter é quase tão velho quanto o próprio sistema solar


Há muito que os astrónomos suspeitavam que Júpiter seria um dos planetas mais velhos do nosso sistema solar, mas um novo estudo vem revelar que será ainda mais velho do que se pensava, tendo praticamente a idade do nosso Sol.

Segundo um estudo da Universidade de Munster na Alemanha, Júpiter já teria um núcleo 20 vezes maior que o planeta Terra apenas 1 milhão de anos após a formação do nosso Sol há 4.6 mil milhões de anos. Um período de tempo que é bastante reduzido à escala cósmica, mas que serviu como um grande (literalmente) estabilizador na formação do sistema solar, protegendo os planetas nas órbitas interiores, como a Terra.

Será essa a principal razão pelo qual no nosso sistema solar não existem "super-Terras" como as que têm sido encontradas com bastante frequência noutros sistema solares, pois Júpiter terá absorvido grande parte da matéria que estava disponível nesse período de formação do nosso sistema solar.

Será caso para agradecer a este velho gigante nosso vizinho... quem sabe como as coisas poderiam ter acontecido se ele não existisse? Muito provavelmente não estaríamos aqui a esta hora a tentar imaginar todas as potencialidades do cosmos... mas por outro lado poderíamos também já ser uma raça que se tinha expandido por centenas de planetas de outros sistemas solares.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)