2017/06/11

PCIe 4.0 duplica velocidade para os 64GB/s


Com o actual PCIe 3.0 a ter um limite máximo de transferências de 32GB/s, há que preparar já a chegada da versão 4.0, que irá duplicar essa capacidade para os 64GB/s.

De pouco serve ter CPUs e GPUs ultra potentes se depois não tiverem capacidade de transferir dados às velocidades necessárias para tirar partido dessa potência. O barramento PCI Express foi uma evolução do antigo PCI, que nasceu numa época em que transferir 100MB por segundo parecia ser suficiente para tudo e mais alguma coisa. Claro que desde então não parou de evoluir, com melhoramentos sucessivos, que actualmente nos deixam com o PCIe 3.0 e os seus 32GB/s.


Finalmente, as especificações para o PCI Express 4.0 ficaram definidas, e irão permitir a criação de periféricos capazes de transferir até 64GB de dados por segundo, o que será extremamente útil não só para uma nova geração de GPUs e CPUs, como para acelerar ainda mais futuros sistemas de memória SSD que permitam acabar de vez com todas as pausas e hesitações nos PCs.

... E se acham que isso não chega, não se preocupem, pois já está no horizonte a preparação para o PCIe 5.0, que novamente voltará a duplicar a capacidade de transferência máxima para os 128GB/s e que é esperado para 2019.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)