2017/07/28

Apple descontinua iPod Nano e Shuffle

O iPod marcou uma era e foi responsável pelo renascimento da Apple após um período crítico, mas chega a hora de lhe dizer adeus, com a Apple a despedir-se finalmente dos iPod Nano e Shuffle.

O iPod Nano e o Shuffle eram os últimos resistentes da era "iPod", e deixam agora de ser produzidos e vendidos pela Apple (assim que as lojas escoarem o stock). A partir de agora, restará apenas o iPod Touch - que na prática já é um iPhone - nas versões de 32GB por 239 euros, e 128GB por 359 euros.

Alguns fãs mais nostálgicos poderão ficar algo emocionados com o desaparecimento destes iPods, mas a verdade é que se tratavam de modelos que já não eram renovado há anos. Por outro lado, não era segredo que a Apple há muito que estava consciente de que o sucesso do iPhone iria inevitavelmente tornar os iPods desnecessários; pelo que esta decisão acaba por ser apenas o colocar de um ponto final num capítulo que há muito se sabia como iria acabar.

Haverá seguramente alguns casos específicos de quem ainda preferisse utilizar iPods mais simples do que um iPhone (para efeitos de ouvir música)... mas a verdade é que a maioria das pessoas já não dispensa a ligação à internet até mesmo para ouvir música, quer seja para usar serviços de streaming, quer seja para facilmente partilhar o que está a ouvir - ou simplesmente manter-se ligado ao mundo.

Seja como for, de agora em diante, se quiserem um "MP3 player" simples... terão que procurar produtos de outras marcas.

3 comentários:

  1. Ainda usufruo da comodidade de um ipod shuffle com clip para o meu running, esse sim até se prende à t-shirt e toca a andar.

    ResponderEliminar
  2. Eu vou ser daqueles que realmente sinto falta de um MP3, porque eu gosto de levar um pequeno MP3 para correr e o facto do nano ter bluetooth ajuda a livrar me dos fios

    ResponderEliminar
  3. Bem tento ouvir música outside com telemóvel, mas não consigo... O meu Nano "watch" ainda é rei...

    ResponderEliminar