2017/07/16

Como funcionam os espelhos anti-encandeamento?


Os automóveis mais modernos vêm equipados com espelhos retrovisores com sistema anti-encandeamento electrónico, e hoje vamos ver como é que isso funciona.



Os espelhos retrovisores são essenciais para se conduzir em segurança, mas quando a noite chega tornam-se num incómodo ao reflectir os faróis dos carros directamente para os olhos do condutor. Durante anos, esse problema foi resolvido com de forma mecânica, com uma patilha que mudava o ângulo do espelho de forma a se reflectir apenas uma reduzida fracção da luz; com o inconveniente que também reduzia aquilo que se desejava ver. Mais recentemente, os espelhos recorrem a um sistema com sensores de luminosidade e a capacidade de escurecerem o espelho apenas quando é necessário, maximizando as condições de segurança.

... Lá chegará o dia em que se tornarão desnecessários, quando os automóveis vierem com radares e LIDAR que mantêm uma visão atenta e contínua em 360º... Até lá, podem espreitar o seguinte vídeo que revela em detalhe como funcionam estes espelhos que evitam o encandeamento de forma mais inteligente.


3 comentários:

  1. Por favor corrijam "anti-encadeamento" para "anti-encandeamento"
    Parece mal, e nem o título se livrou do erro!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu bem que tinha o "feeling" de que algo não batia certo... mas a dislexia da madrugada não permitiu detectar o erro. :)
      Corrigido, obrigado.

      Eliminar
  2. O chato é que como o escurecimento é obtido graças a um ecrã de cristais líquidos, às vezes estes derramam e depois os proprietários não querem gastar umas centenas de euros (suponho eu) para os substituir, até mesmo porque hoje em dia as pessoas não usam os espelhos, não fazem piscas, etc.
    Temos toda uma panóplia de elementos supérfluos nos automóveis.

    ResponderEliminar