2017/07/20

Google Play Protect verifica Android contra apps maliciosas


A Google tinha prometido tornar mais visível os sistemas de segurança que tentam manter o Android a salvo de apps maliciosas, e isso começa a acontecer com o Google Play Protect, que acaba por ser um autêntico "anti-vírus" para Android.

O Google Play já conta com diversas camadas de segurança, mas por vezes continuam a chegar aos utilizadores apps com conteúdos maliciosos que conseguem ultrapassar os testes automatizados de detecção. Para dar maior segurança aos utilizadores, depois de o ter anunciado há alguns meses, a Google está finalmente a fazer chegar a todos os equipamentos Android com o Google Mobile Services 11 (ou mais recente) o Google Play Protect.

Este serviço irá fazer uma verificação regular das apps que se tem instaladas e analisar o seu comportamento para detectar padrões suspeitos, para tentar garantir que nenhuma dela tem código malicioso. Essa verificação é feita tanto no momento de instalação de uma app, como também de forma regular, ao estilo das verificações dos anti-vírus já conhecidas nos sistemas desktop; com essa indicação a ser exibida de forma bem destacada, para que o utilizador sinta mais confiança no seu smartphone e nas apps que tem instaladas.

Idealmente, o Android deveria ser uma plataforma que implicitamente fosse segura sem ter que recorrer a este tipo de serviços de verificação a correr nos smartphones dos utilizadores; mas como não se vive num mundo perfeito, esta será uma excelente forma de tentar mitigar os potenciais riscos que as apps maliciosas podem criar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)