2017/07/25

iOS 11 evita ligar-se a redes WiFi de fraca qualidade


O iOS 11 dá mais um passo no sentido de evitar frustrações aos utilizadores, evitando fazer a ligação automática a redes WiFi de fraca qualidade.

Quem não dispensa a utilização de hotspots WiFi e tem activada a opção de ligação automática às rede WiFi, já conhecerá o ritual de descobrir que o seu iPhone se ligou a uma rede cuja ligação à internet é tão sofrível, que nos obriga a desligar o WiFi para se continuar a usar os dados mobile. Com o iOS 11 isso deixará de ser necessário, pelo menos de forma tão frequente, pois o sistema será capaz de identificar redes WiFi de fraca qualidade e deixar de se ligar automaticamente a elas.

É mais um pequeno passo no sentido de melhorar a vida aos utilizadores, que têm mais que fazer do que repetir diariamente este tipo de "rituais"... mas falta saber como é que a Apple determina o que são hotspots de fraca qualidade ou não (num dos comentários, alguém referia que um simples reboot do seu router o tinha deixado marcado como hotspot de fraca qualidade... pelo que a Apple ainda terá que fazer algumas afinações nesse sentido.)

... Já agora, enquanto estão a mexer nisto das redes WiFi... que tal fazerem com que o iPhone pudesse mudar automaticamente para a rede WiFi com melhor sinal? Isto para evitar o troca-destroca diário em que ele se mantém ligado ao meu router do andar de baixo quando estou no andar de cima, e vice-versa... preferindo aguentar-se a uma rede com o sinal no mínimo, do que usar a rede com sinal no máximo mesmo ali ao lado! Era assim pedir tanto?...

4 comentários:

  1. Porque não usas o mesmo SSID com canais diferentes nos routers? comigo resulta (no android) ele troca automaticamente para a rede mais forte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tive muitos stresses no passado ao usar o mesmo SSID e nunca saber a qual é que ele estava ligado realmente. No Android não tenho tido problemas, mesmo com SSIDs diferentes ele tem-se desenrascado bem a ligar-se ao melhor (em tempos usei um programa para isso, mas há mais de 1 ano que já nem tem sido preciso).

      Eliminar
    2. O meu android quando tinha SSID diferentes demorava a largar a rede fraca, agora sei que se liga à certa pelo sinal com que fico mal subo as escadas, fica logo no máximo. Mas pronto cada caso é um caso..

      Eliminar
    3. Sim, e será o recomendado... tenho que experimentar novamente. Como disse, foi apenas devido a "traumas" do passado... pode já estar tudo a funcionar como deveria.. :)

      Eliminar