2017/07/25

MS Paint chega ao fim


O famoso Microsoft Paint, que acompanha o Windows desde a sua versão inicial, vai finalmente ser posto de lado com a chegada da próxima grande actualização do Windows 10, o Fall Creators Update.

O MS Paint nunca foi um programa de referência para editar imagens, mas isso não o impediu de ser uma ferramenta sempre à mão para desenrascar sempre que fosse necessário. Mas tudo chega ao fim, e com a próxima grande actualização do Windows 10 para este Outono, a Microsoft coloca o Paint no estado de "deprecated".

Ou seja, ainda será possível recorrer ao MS Paint (parece-me que a MS não quis arriscar-se a tornar esse assunto numa campanha de salvação do Paint por parte de alguns fãs mais nostálgicos, e removê-lo completamente) mas o mesmo será considerado obsoleto e não receberá qualquer actualização. De agora em diante a aposta da MS é no novo Paint 3D, que chega com capacidades já mais adequadas para lidar com um mundo que caminha a passos largos no sentido da realidade aumentada e realidade virtual.

Outro que desaparece com esta actualização do Windows 10 é o 3D Builder, cuja função passa a ser cumprida pelo Paint 3D, e - não menos curioso - é que a MS vai remover o Outlook Express... que se mantinha no Windows embora já nem funcionasse! :)


Actualização: a MS diz que o MS Paint continuará disponível no futuro através da MS Store.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)