2017/07/05

Noruega chega aos 42% de vendas de carros eléctricos


Já sabemos que os países do norte da Europa têm sido mais adeptos dos automóveis eléctricos, mas na Noruega esse interesse começa a aproximar-se do ponto em que se tornarão a maioria.

Depois de em Janeiro a Noruega ter atingido um nível de vendas de 37% de automóveis eléctricos, no passado mês de Junho esse número subiu para os 42%, fazendo antever que até ao final do ano os veículos eléctricos possam tornar-se nos favoritos dos noruegueses.

Claro que isto se deve a uma conjugação de vários factores onde, para além do desejo dos compradores em contribuir para um ambiente mais limpo, temos incentivos como a isenção do IVA (que na Noruega é de 25%) que tornam a opção por um carro eléctrico bem mais apetecível. Talvez isso ajude a explicar porque motivo o Model X tenha sido o segundo carro mais vendido, com 609 unidades registas em Junho, ficando atrás dos 874 e-Golfs da VW, e sendo seguido por 428 Zoe da Renault e 389 Opel Ampera E.

Considerando-se que está para breve a chegada do Model 3 da Tesla e o Audi e-tron quattro, os próximos meses prometem ser "electrificantes" na Noruega. E muito nos agradaria ver o mesmo tipo de coisa acontecer por cá... para que a imagem dos carros fumegantes nas estradas se comecem a tornar em memórias do passado, que não deixam saudades.

8 comentários:

  1. Sendo uma boa noticia a nível de evolução da industria automóvel nesse país, o resultado é devido a vários factores acima explicados, sendo que um deles se torna algo hipócrita por parte nos Noruegueses a forma como eles fazem para financiar todo os incentivos para a compras de carros eléctricos.

    Na reportagem feita pela VOX mostra um pouco isso: https://youtu.be/zSjYra7cYqY

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resumidamente e ironicamente estes resultados estão bastante dependestes da industria petrolífera do pais, no qual sem ela e sem os altos contributos para os fundos do qual o governo financia as medidas, não haveria tais benefícios.

      Sendo essa uma das razões por este país dar bastante benefícios á compra de carros eléctricos, coisa que para um país como portugal não podendo implementar um modelo de financiamento semelhante (pois não ha grande industria petrolífera), a implementação teria de recorrer a outros métodos de financiamento destas medidas, e como toda a gente sabe or cá temos outras prioridades mais básicas para serem financiadas.

      Eliminar
    2. De qualquer modo é de salientar que apesar de serem um grande produtor petrolifero e disporem de grandes reservas, optam antes por exporter ao invés de servir para consume interno.

      Eliminar
  2. Isto é uma "bola de neve" os elétricos vêm para ficar e as marcas que não aderiram ou estão a atrasar a adesão vão perder pois o cerco começa a fechar, mais pessoas a comprar elétricos logo as petroleiras a perder o interesse nos combustíveis, mais década menos década e quem ficar na posse de carros a combustão serão só para ver. Finalmente já se pensa no fim próximo dos carros a combustão.

    ResponderEliminar
  3. Parece ser uma vantagem para quem tem uma garagem para poder carregar o carro , agora os outros que só podem guardar o carro na rua acaba por não ser possivel ter um carro electrico porque não existe locais para todos poderem carregar as baterias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá têm fichas em tudo o que é estacionamento na rua, cá já tens alguns, até são bastantes em comparação à quantidade de eléctricos que temos.

      Eliminar
    2. Em Oslo é esse mesmo o problema não existe resposta para a procura . Cá em Portugal existe só nas grandes cidade e pequenos centros urbanos , na minha zona só tem um ponto com dua tomadas e é uma cidade costeira com mais de 30.000 habitantes que no Verão aumenta bastante. Ou seja quem compra eléctrico tem garagem propria.

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar