Há situações em que ter câmaras a 30 ou 60fps não é suficiente, e nem mesmo a 100 ou 200fps. Para aplicações de alta velocidade, a Sony propõe um sensor inteligente que é capaz de processar as imagens a 1000fps.
A Sony muito tem investido na área dos sensores de imagem de alta-velocidade. No início do ano anunciou um sensor capaz de gravar Full HD a 960fps, e isto para não falar da RX100 IV que também já fazia 1000fps em 2015. No entanto, captar as imagens é apenas parte do problema, especialmente para inúmeras aplicações industriais, onde essas imagens têm que ser processadas.
O IMX382 é um sensor especializado que deverá ficar disponível nos próximos meses, e que para além da parte da captação de imagem, contém também processamento integrado directamente no sensor. O resultado é um sensor de imagem que é capaz de captar e processar imagens a 1000fps, permitindo fazer a detecção e tracking de objectos, com uma velocidade de seria difícil de replicar usando outros sistemas.
É certo que para funcionar a 1000fps o sensor funciona apenas a uma resolução de 640x470 pixeis e com 4 bits de cor pixel (podemos também ter 1280x960 a 500fps) mas isso é um compromisso que será fácil de aceitar quando se está a falar de um sistema que será capaz de detectar e reagir a alterações em apenas 1 milésimo de segundo! Em comparação, uma câmara normal, mesmo a 60fps, precisaria de 16 milésimos apenas para capturar a imagem... que ainda teria que ser transferida e processada.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)