2015/08/09

Sony RX100 IV mostra o que vale a 1000fps

Quem vir uma Sony RX100 IV na rua, poderá nem olhar para ela duas vezes, pensando que se trata de uma câmara compacta ao estilo daquela que deixa noivas angustiadas - mas estaria enganado. Esta pequena câmara tem capacidades impressionantes, incluindo vídeo em slow motion a 1000fps.

Embora nos últimos anos já se tenha assistido à chegada dos modos de "slow motion", normalmente é algo que se fica pelos 120 ou 240fps. Dar o salto para os 500 e 1000fps eleva a coisa a um nível que já começa a permitir captar o tipo de vídeos que estamos habituados a ver apenas em câmaras especializadas e que custam uma pequena fortuna. Algo que apenas dá ainda mais valor a esta pequena câmara compacta com preço na casa dos 1000 euros.

Só não se esqueçam que, a gravar vídeo a 1000fps, 2 segundos de gravação equivalem a 80 segundos reproduzidos à velocidade normal - pelo que... convém fazerem todos os possíveis por só gravarem o mínimo estritamente necessário, e não sendo definitivamente um modo recomendado para aqueles que gostam de gravar dezenas e dezenas de segundos seguidos (ou até minutos).

Aliás... deixo desde já a recomendação, válida também para filmagens em velocidades normais: por muito que possa parecer tentador fazer gravações das férias em família apontando a câmara e deixando ficar a gravar durante minutos, não o façam. Fica uma verdadeira seca rever aquilo mais tarde. Fiquem-se por sequências de poucos segundos, que depois até simplificam a edição e selecção daquilo que realmente interessa (e provavelmente também ajudam o Google a fazer aquelas edições automáticas no Google Photos para nos oferecer o álbum das férias já processado e pronto a utilizar. :)



1 comentário:

  1. Casio EX-F1 e amigas, faziam em 2008 videos em 300, 600 e 1200 fps (mas em resoluções aceitáveis para a função)!!! As amigas tinham frame.rates inferiores, eram e ainda são as phanton flex dos pobres. Já agora, façam o exercício, vejam as specs e o preço actual delas novas e usadas (sim, ainda existem novas). Em 2008 a EX-F1 andava na ordem dos 700€

    ResponderEliminar