Embora nos últimos anos já se tenha assistido à chegada dos modos de "slow motion", normalmente é algo que se fica pelos 120 ou 240fps. Dar o salto para os 500 e 1000fps eleva a coisa a um nível que já começa a permitir captar o tipo de vídeos que estamos habituados a ver apenas em câmaras especializadas e que custam uma pequena fortuna. Algo que apenas dá ainda mais valor a esta pequena câmara compacta com preço na casa dos 1000 euros.
Só não se esqueçam que, a gravar vídeo a 1000fps, 2 segundos de gravação equivalem a 80 segundos reproduzidos à velocidade normal - pelo que... convém fazerem todos os possíveis por só gravarem o mínimo estritamente necessário, e não sendo definitivamente um modo recomendado para aqueles que gostam de gravar dezenas e dezenas de segundos seguidos (ou até minutos).
Aliás... deixo desde já a recomendação, válida também para filmagens em velocidades normais: por muito que possa parecer tentador fazer gravações das férias em família apontando a câmara e deixando ficar a gravar durante minutos, não o façam. Fica uma verdadeira seca rever aquilo mais tarde. Fiquem-se por sequências de poucos segundos, que depois até simplificam a edição e selecção daquilo que realmente interessa (e provavelmente também ajudam o Google a fazer aquelas edições automáticas no Google Photos para nos oferecer o álbum das férias já processado e pronto a utilizar. :)
Casio EX-F1 e amigas, faziam em 2008 videos em 300, 600 e 1200 fps (mas em resoluções aceitáveis para a função)!!! As amigas tinham frame.rates inferiores, eram e ainda são as phanton flex dos pobres. Já agora, façam o exercício, vejam as specs e o preço actual delas novas e usadas (sim, ainda existem novas). Em 2008 a EX-F1 andava na ordem dos 700€
ResponderEliminar