2017/07/13

Suporte dos Windows Phone 8.1 chega ao fim


Podem não ter tido grande expressão, mas a era dos Windows Phone será ainda menos notada agora chega oficialmente ao fim o suporte para os equipamentos com Windows Phone 8.1.

O fim do suporte para o Windows Phone 8.1 chegou no passado dia 11 e significa que, de agora em diante, quem ainda utilizar um smartphone com este sistema, estará a utilizar um dispositivo obsoleto e potencialmente vulnerável.

Na prática isto não irá ter grande efeito, já que a percentagem de smartphones com Windows Phone é praticamente inexistente face ao domínio dos Android e iOS; mas ainda assim, há estudos que referem que 80% dos smartphones Windows no mercado ainda se mantêm no Windows Phone 7, Windows Phone 8 e Windows Phone 8.1 - o que significa que, de agora em diante, apenas 20% do (reduzido) número de Windows Phones no mercado estarão a correr o Windows 10 Mobile.

Por outro lado, também o Windows 10 Mobile levanta algumas preocupações, uma vez que não parece estar a receber a atenção necessária por parte da MS. A MS tem feito chegar inúmeras novidades a cada grande actualização do Windows 10 para os desktops, mas o Windows 10 Mobile tem-se mantido praticamente inalterado... o que também não dará grande confiança para que se opte por ele.

Foi pena que a MS tenha cometido tantos erros na altura do Windows Phone 7 e 8... quase parecendo que estava a fazer de propósito para afastar os (já poucos) fãs da plataforma. E uma vez que ainda não veio revelar publicamente quais as suas intenções quando ao segmento mobile... acho que já se pode dizer que a MS já se resignou a ter perdido a carruagem sem qualquer hipótese de recuperar face aos concorrentes - a não ser que se sinta com capacidade para criar "algo novo" que possa ter um impacto ao nível do que o iPhone teve, e que origine uma nova reviravolta no mercado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)