2017/07/06

Xiaomi Mi 6 - como passar da ROM chinesa para a ROM Global

O processo de actualização dos smartphones da Xiaomi é habitualmente simples, mas desta vez obrigou a uma pequena aventura que desafiou o nosso Luis Costa a (quase) aprender um pouco de chinês. :)



O Xiaomi Mi 6 é um smartphone muito interessante, onde nem o facto de não ter os serviços Google disponíveis de raiz foi suficientemente penalizador para o afastar de uma avaliação extremamente positiva.

Nesta altura já é possível instalar a ROM Global no Mi 6 com os serviços Google e sem as muitas apps destinadas ao mercado oriental, mas os guias disponíveis para o efeito não têm ainda reflectidas as alterações que este smartphone tem em termos de recovery, facto que inviabiliza este processo de instalação, mais simples que o método via fastboot que obriga ao desbloqueio do bootloader.

Na verdade, o processo de actualização mais simples de todos é o que é feito através do menu de definições. Se repararem numa das imagens em baixo, há uma opção "choose update package". Basta fazer o download da ROM, seleccionar esta opção e esperar que termine a instalação automática. Infelizmente, a versão Global é mais antiga que a versão chinesa, o que impossibilita a utilização deste método de instalação. Depois de muito testar e pesquisar, já estava decidido a desbloquear o boot loader. No entanto, acabei por conseguir juntar várias informações que me levaram a um processo algo "louco" mas que acabou por funcionar.

Quando me refiro a um processo "louco" tem a ver com o facto de termos de instalar uma app em chinês, onde não fazemos a mínima ideia de onde estamos a clicar, mas se seguirem as indicações com atenção, não vão ter problemas.

Notas prévias:

Eu tinha o USB debugging activado no MI 6 e não tive necessidade de instalar nenhum driver pois o smartphone era correctamente detectado pelo Windows. Antes de procederem à instalação, certifiquem-se que o smartphone é correctamente detectado pelo PC quando em modo recovery.

Claro está que a responsabilidade de seguir este guia é de cada um. Se não se sentem confortáveis para o fazer, não inventem.

Guia para passar de uma ROM chinesa para uma ROM Global (ambas oficiais) sem desbloquear o bootloader




1 - Fazer download Mi PC Suite: http://zhushou.xiaomi.com  e instalar a aplicação. Sim, é mesmo em chinês! A versão em inglês não detectava o Mi 6.

2 - Fazer download da ROM versão Stable Global para o PC: http://en.miui.com/download-326.html#481



3 - Entrar em modo recovery. Ir a definições - sobre o telefone - actualizações e clicar no três pontos em cima à direita. Escolher a opção de reiniciar para o modo recovery.



4 - Abrir o Mi PC Suite anteriormente instalado, ligar o MI 6 ao PC, no MI 6 escolher a opção "connect with MI Assistant".


5 - Nesta altura o Mi 6 é detectado pela aplicação.


6 - No Mi PC Suite, clicar no ícone assinalado.


7 - Se a app abrir esta janela, escolher o modo recovery



8 - Na janela que aparece, escolher a primeira opção. Vão até à pasta onde guardaram a rom e escolham a mesma. A janela do ponto 7 deve estar por baixo desta, não se preocupem com ela.



9 - Esperar que apareçam os símbolos a verde (sinal que a rom foi verificada). Quando estiverem a verde, clicar na caixa assinalada em cima.



10 - Nesta altura começa a instalação. A app passa a apresentar a informação na imagem em cima.



11 - O smartphone também apresenta uma barra com o estado da instalação.


Este processo demora alguns minutos. No meu caso, aproveitei para ir jogar três rounds no Clash Royale, pelo que o processo deve demorar perto de 10 minutos.



Não necessitam fazer nada, no final o Mi 6 vai reiniciar sozinho. Tendo em conta que é feita uma passagem de uma rom chinesa para uma global, devem efectuar logo de seguida uma reposição de fábrica, para ter uma instalação limpa.


A terminar, o nosso agradecimentos à HonorBuy pela disponibilização do equipamento que permitiu a elaboração deste guia. Os interessados, podem utilizar o código AadM para obter um desconto de €5 numa qualquer compra superior a 100€ - incluindo o Mi 6.

por: Luis Costa

11 comentários:

  1. olá, como faz pra trocar a rom do (Mi note 3) chinesa para rom global que já esta disponivel?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora é muito mais fácil usa o xiaomitool.
      Ele trata de tudo.

      Eliminar
    2. Bootloader bloqueado

      Eliminar
    3. Se o Xiaomitool nao consegue passar isso, tens que solicitar o desbloqueio à propria Xiaomi. Costumam responder rápido.

      Eliminar
  2. Obrigado amigo eu já até baixei o programa que eles disponibilizam pra desbloquear. Agora só tenho q esperar 72h pra fazer o desbloqueio :)

    ResponderEliminar
  3. Quanto tempo demorou a desbloquear o bootloader da davyr?

    ResponderEliminar
  4. Quanto tempo demorou a desbloquear o bootloader da davyr?

    ResponderEliminar
  5. Quanto tempo demorou a desbloquear o bootloader?

    ResponderEliminar
  6. Por este método não consigo, quando chego ao ponto de conectar o telefone em modo recovery dá um erro (aparece um ponto de exclamação)que não percebo está em chinês.

    ResponderEliminar
  7. Fiz exatamente como está aqui e o meu teleomvel agora nao renicia.
    Aparece o simbolo mi.com ea barra androida andar. nao sei como consigo resolver. Alguem me pode ajuadar

    ResponderEliminar
  8. O meu não começa a instalação, ele da uma piscada como se fosse começar a carrear e volta pra tela do celular conectado ao cabo, acho que é porque está com o Bootloader boqueado.

    ResponderEliminar