2017/08/28

Austrália vai usar drones para detectar tubarões nas praias


Enquanto por cá as principais preocupações com a ida à praia é saber se a água está muito fria ou apenas fria, na Austrália já se aposta nos drones para avistar alguns visitantes indesejados: os tubarões.

A partir de Setembro, algumas praias australianas irão contar com um novo sistema de detecção de tubarões que recorre a drones para captar video, que será analisado em tempo real por um sistema de inteligência artificial que identifica a presença de tubarões.

Face à identificação feita por humanos, que se fica por uma fiabilidade de apenas 20-30%, o novo sistema atinge uma fiabilidade de 90%, que permitirá uma segurança acrescida para os veraneantes que queiram desfrutar das cristalinas e temperadas águas australianas.

... Se fosse por cá, ia ficar caro ter drones a filmar nas praias; mas por outro lado, dá que pensar porque motivo ainda não temos sistemas de vigilância de fogos - que são o flagelo nacional - que possam recorrer a drones e/ou outras novas tecnologias para acelerar a sua detecção e combate... Fica a sugestão para que algo seja feito antes que se assista a nova repetição no próximo ano.

3 comentários:

  1. E para quando drones a vigiar incêndios? Com uma câmera infravermelhos (não sei se há distância continuam a ser eficazes)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @Pedro Varela Israel já faz isso há muito tempo. É desenvolveram formas de "apagar" fogos mais rápido com helicópteros.

      Eliminar
  2. Mas isso já deve estar na manga de alguém. O que deve estar a atrasar, deve ser um ou outro politico que não está a conseguir construir a empresa dele ou dos filhos...

    ResponderEliminar