2017/08/21

Como proteger apontamentos privados no iPhone com o Touch ID


Muitas vezes é desejável guardar alguns apontamentos num iPhone, mas desejando-se que os mesmos não fiquem visíveis a qualquer pessoa a quem se empreste o smartphone temporariamente. Felizmente a app Notes de apontamentos permite que os mesmos sejam protegidos com password e Touch ID.

A funcionalidade de proteger documentos no Notes com password está disponível desde o iOS 9.3 lançado há mais de um ano, mas é o tipo de coisa que poderá continuar a passar despercebida a muitos utilizadores por se encontrar num local que não será propriamente o mais intuitivo.

Para protegerem um dos apontamentos nesta app terão que seleccionar o icon de partilha no topo superior direito, para de seguida escolherem a opção "Lock Note", colocada ao lado do icon de imprimir. Nesse painel será possível definir uma password para protegerem o documento, assim como permitir a utilização do Touch ID para facilitar o seu acesso com um só toque.

... Faz-nos pensar em como poderá a Apple lidar com isto caso o próximo iPhone 8 abdique de utilizar o Touch ID, já que são muitas as apps que recorrem ao Touch ID para autenticação adicional (como em apps bancárias ou de passwords)... e não me parece que a Apple se arriscasse a "andar para trás" neste importante aspecto da segurança.


via: Basílio Vieira

4 comentários:

  1. O problema do Touch ID é que deveria (opcionalmente) permitir associar um PIN (exibido em posição aleatória no ecrã) além do dedo da pessoa... assim a pessoa teria de usar o dedo e ainda colocar um código, dificultando o acesso, se não existir alguma outra vulnerabilidade claro!

    ResponderEliminar
  2. Creio que a funcionalidade "Lock note" não está disponível para todas as regiões. Apesar de ter o 10.3.3, a opção não aparece quando acedo ao icon de partilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu aparece (região Portugal, mas com língua definida para inglês)

      Eliminar
    2. No meu aparece, com região e idioma em Português.

      Eliminar