2017/08/12

Cria um detector de barulho e movimento com Arduino


Gostavam de ser avisados em caso de movimento ou barulho excessivo em vossa casa? É apenas mais uma das coisas que pode ser feita com custo reduzido recorrendo-se a um Arduino.

Embora as aplicações para este detector de barulho e movimento sejam muitas, a inspiração que levou à sua criação é bastante original: sendo de uma pessoa que tem um cão em casa, e um dia chegou a casa com ele a ladrar e ficou preocupado para saber se estaria a ladrar há muito (viva num apartamento, e receava estar a incomodar os vizinhos).

O sistema é relativamente simples, recorrendo a dois microfones (com ajustes de sensibilidade diferentes, para melhor diferenciar o ladrar de um cão) e um sensor de movimentos PIR, com a parte da comunicação WiFi a ficar a cargo de um shield com um ESP8266 (penso que teria sido mais simples usar apenas o ESP8266 para tudo... mas isso pode ficar como sugestão de melhoramento para uma versão 2.0 melhorada).

 Depois de tudo pronto, sempre que houver algum movimento em vossa casa, ou barulho acima do limite que definirem, receberão um aviso (e sem esquecer a possibilidade de definir um horário para a activação deste "alarme", para que não esteja a receber notificações constantes quando estão em casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)