2017/08/07

Exército dos EUA proíbe drones da DJI


A DJI pode ser a mais popular marca de drones a nível mundial, mas acaba de receber péssimas notícias por parte do exército dos EUA, que proibiu a utilização de todo os drones, hardware, e software da DJI.

Para além de ter sido uma proibição com carácter bem sério, referindo-se não só aos drones mas também a hardware independente da DJI e todo o seu software,  não são dadas informações específicas quanto ao que terá estado na base desta proibição a não ser uma menção genérica de "vulnerabilidades".

Enquanto não houver mais esclarecimentos - a DJI também se mostra surpreendida por esta decisão, dizendo que não foi contactada, e que teria todo o prazer em resolver qualquer vulnerabilidade descoberta - as suspeitas recaem sobre as cláusulas de recolha de dados que aparentemente permitem que a DJI possa recolher vídeo, áudio e dados de telemetria de todos os seus drones... o que facilmente se percebe que seria inaceitável para utilização por inúmeras entidades, incluindo os militares.

Parece-me que, tal como o governo Chinês tem feito exigências a nível de ter acesso ao código fonte de sistemas estrangeiros que se queiram instalar no país... vai começar a ser cada vez mais comum fazê-lo também para os produtos chineses que vão inundando o resto do mundo.

4 comentários:

  1. Os Americanos não encontraram vulnerabilidades para controlarem os equipamentos, logo tem de ser proibidos.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo7/8/17 21:51

    Os americanos devem ter encontrado vulnerabilidades tanto no software como no hardware e claro que isso é inaceitável para os militares, que não podem ter equipamento que pode ser controlado pela China que pode daqui para amanhã entrar em guerra com os Estados Unidos da América.
    Acho que as empresas chinesas não podem desenhar e fabricar produtos realmente seguros pelo menos para utilização pessoal e comercial, porque o governo quer acesso a tudo e ponto final... e com certeza que tal se aplica para utilização interna e externa em outros países. Por isso as empresas chinesas não são de confiança a nível de privacidade e segurança logo à partida.

    ResponderEliminar
  3. qualquer produto out off the shelf, não deve ser usado para fins militares, os riscos são demasiado grandes.... devem ser sempre hardware e software Proprietario e construido de raiz.. e mesmo assim as vezes as coisas falham SCADA

    ResponderEliminar
  4. Então vão usar que drones, da Yuneec?! também é chinesa...até ao momento os melhores drones do mercado são Chineses...

    ResponderEliminar