2017/08/22

Google ensina AI a remover watermarks das imagens


A técnica de colocar watermarks nas imagens para evitar a sua utilização sem autorização é menos eficaz do que se poderia pensar, como demonstram alguns investigadores da Google que criaram um método capaz de os remover completamente sem qualquer perturbação visível.

Quando se procura por alguma imagem na internet, é mais que provável que entre os resultados estejam fotos de bancos de imagens que colocam watermarks - marcas transparentes - sobre elas. O intuito é que uma pessoa não utilize a imagem "inutilizada", mas nos dias de hoje, com as ferramentas de edição disponíveis, já é relativamente simples (mas moroso) remover essas marcas transparentes recorrendo a coisas como o preenchimento inteligente. Mas a Google foi mais longe... ao ponto de tornar esta forma de protecção irrelevante.

O sistema da Google tira partido de haverem centenas de imagens com o mesmo watermark, o que permite obter uma melhor percepção de qual é o watermark e facilitando o processo de inverter a sua aplicação, obtendo imagens livres destas marcas.

Felizmente, os investigadores sugerem também uma forma simples de dificultar este tipo de remoção automática em larga escala, bastando que a aplicação do watermark seja ligeiramente deformada de imagem para imagem, de forma a que nunca seja exactamente igual. Assim, torna-se muito mais complicado determinar a forma exacta com base em dezenas ou centenas de fotos, obrigando a que o processamento tivesse que ser refinado caso a caso.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)