2017/08/21

Google facilita utilização do Google Authenticator

Associar um smartphone ao sistema de autenticação "2-step" nem sempre é simples (como quando se troca de equipamento), mas felizmente a Google simplificou ligeiramente o processo.


Sabendo-se que uma única password já não representa segurança suficiente, deverão utilizar os sistemas de autenticação com dois passos sempre que possível. Há bastante tempo que a Google permite (e recomenda) este sistema de autenticação, tendo disponibilizado uma app - Google Authenticator (disponível para Android e iOS) - que para além de permitir a geração de códigos para acesso às contas Google, também o permite fazer para outros serviços que usem sistema 2-step, como o Dropbox ou até contas Microsoft.

Confesso que, com a possibilidade de utilizar a notificação no smartphone para me autenticar na conta Google acabei por nem instalar a app, mas agora tive de o fazer para me autenticar no Dropbox, pois já estava farto de pedir o envio de códigos via SMS. Esta foi também a oportunidade para configurar a autenticação da conta Google no Google Authenticator.

Sempre que tinha de adicionar esta conta, era obrigado a desactivar o sistema de dupla autenticação e só depois é que tinha acesso ao código QR que permitia a configuração da aplicação; coisa que também tinha que ser feita caso se desejasse instalar a app num novo equipamento. Cheguei até a utilizar um segundo smartphone e a guardar este QR (um risco de segurança) pois não tinha paciência para estar sempre a desactivar e posteriormente activar o serviço. A Google parece ter concordado com esta avaliação e agora já permite adicionar um novo smartphone sem estar a desactivar a autenticação a dois passos.

Para o fazerem, basta acederem ao link https://myaccount.google.com/security.


Escolham esta opção "2-step verification" e efectuem login na vossa conta Google.



De seguida, devem escolher a opção mudar smartphone.

Seleccionem o vosso tipo de equipamento.




Instalem o Google Authenticator e escolham a opção "scan a barcode", devendo depois apontar o smartphone para o código QR apresentado no ecrã.



Por último ao carregar em Next, são convidados a inserir o código que é apresentado no Google Authenticator.



Após a confirmação do código, ficam com a app autorizada a fornecer códigos para a vossa autenticação.

Com a possibilidade de utilizar o smartphone para autenticação via notificação directa, o código acaba por ser uma opção menos prática mas não deixa de ser útil, pelo que se agradece a simplificação do processo de associar um smartphone ao serviço.

1 comentário:

  1. Luis,

    Eu uso isto https://winauth.com/

    Em complemento com o Dropbox. Dá um jeito porreiro.

    ResponderEliminar