2017/08/09

Intel lança SSD em régua para permitir 1PB em rack 1U

Os SSDs têm permitido reduzir o tamanho dos "discos", e agora a Intel aproveita isso para reformular o armazenamento em servidores, com um SSD em régua que permitirá colocar 1PB de capacidade num espaço 1U.

Nos computadores domésticos, os SSDs têm migrado do formato dos discos para os módulos M.2 que mais se aproximam de um módulo de memória, ou então de SSDs em placas PCIe. Não faz sentido manter um formato "antiquado" pensado em função de necessidades mecânicas que já não existem, e por isso a Intel lança SSDs em formato régua, concebidos de raiz para maximizar o volume de informação num rack, e ao mesmo tempo facilitando a sua ventilação.

Usando estes "Ruler" SSDs, será possível colocar até 1PB de armazenamento em apenas 1U, a unidade mais pequena nos racks de servidores. Em comparação, se se utilizassem discos tradicionais de 3.5" de 10TB, seria necessário ocupar 4U, com custos acrescidos em termos de energia e necessidade de ventilação.

Embora seja sempre inevitável pensar no que se poderia fazer com isto num computador doméstico, penso que para 99.9% das situações os utilizadores ficarem muito bem servidos com um ou dois slots M.2 (para além das ligações SATA ou do recurso a SSDs PCIe - ou até mesmo SSDs SATA.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)