2017/08/31

Lenovo e Disney apostam no Star Wars para promover realidade aumentada


A Lenovo criou um sistema de realidade aumentada que vai permitir aos fãs transformarem-se em Jedis e fazerem aquilo com que sonham desde a primeira vez que viram um filme do Star Wars: lutarem com os icónicos lightsabers.

É seguro assumir que os fãs de Star Wars estão mais predispostos a usar novas tecnologias, e a Disney e a Lenovo apostam nisso mesmo com este Star Wars: Jedi Challenges, que recorre a kit criado pela Lenovo especificamente para este objectivo.


O kit consiste nuns óculos de realidade aumentada Lenovo Mirage (que continuam dependentes de um smartphone para funcionarem - Android ou iPhone) que parecem usar lente semi-espelhadas para projectar imagens digitais que ficam sobrepostas sobre o mundo real; um beacon luminoso que deverá ser colocado no chão e serve de referência para detectar os movimentos com maior precisão (os óculos têm duas câmaras integradas); e também um lightsaber cuja posição também é seguida pelas câmaras e conta com sensores de movimento e orientação de forma idêntica ao que se tinha nos Wiimotes da Nintendo Wii.

Considerando que não há aqui nenhuma tecnologia "revolucionária", é de esperar que este kit possa ser disponibilizado a um preço bastante convidativo - o que seria uma excelente forma de promover a realidade aumentada. Para além de que, caso se consiga vender uma quantidade generosa destes kits, certamente haveria muitos mais developers dispostos a criar jogos e programas para estes óculos da Lenovo...

Vamos aguardar pelo preço... e esperar que seja uma agradável surpresa!


4 comentários:

  1. Houve novidades recentes em matéria de realidade aumentada.
    A Google percebeu que com o Tango não ia lá, face ao AQKit da Apple e anunciou o ARCore.
    O ARCore foi anunciado para o S8 e o Pixel, com a intenção de chegar a 100 milhões de utilizadores, mas não se disse o calendário, nem que a que modelos chegava.
    O ARKit vai correr no iOS 11, que chega aos iPhones desde 2013 (iPhone 5s).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim... já está notícia agendada para amanhã sobre isso. :)

      Eliminar
  2. Se repararem no site da lenovo não nos podemos inscrever para receber informações sobre Star Wars porque temos de escolher um dos países da lista e Portugal não está lá. E isso é muito mau sinal!

    ResponderEliminar
  3. Um pouco off topic (ja que e mais sobre VR e nao augmented reality) mas, a Disney contratou a empresa "The Void" aqui do Utah (https://www.thevoid.com/) para desenvolver experiencias VR para o parque deles :)
    Isso e o que vai fazer essa empresa (the void) ter sucesso!
    Fui experimentar a experiencia Ghostbusters e....deixou um pouco a desejar. Nao e ma, mas e demasiado cara (acho que paguei $25) e curta (cerca de 10 minutos) para voltar a fazer.

    Pelo que, a nao ser que eles baixem o preco / facam um passe / tenham varias experiencias novas (e.g. 1 a cada novo trimestre ou, no minimo, a cada semestre), essa empresa nao vai a lado nenhum!

    ResponderEliminar